Reações em cursos a distância: revisão da literatura

Thaís Zerbini, Gardênia Abbad

Resumo


Em um sentido ideal, uma ação de treinamento, desenvolvimento e educação de pessoas (TD&E) deveria produzir reações favoráveis em seus participantes. Com base no Modelo de Avaliação Somativo e Integrativo – MAIS de Borges-Andrade (2006), o objetivo do presente artigo é apresentar uma revisão de literatura sobre o nível de avaliação Reação ao discutir conceitos, definições e medidas, e apresentar resultados de pesquisas, com ênfase em cursos ofertados a distância. Os critérios de seleção do material seguiram os padrões de revistas científicas com corpo editorial. Discute-se a qualidade dos instrumentos de medida existentes, bem como o relacionamento do nível de Reação com outras variáveis de interesse em TD&E. As considerações finais da revisão sugerem a disseminação da utilização das medidas de Reação de cursos a distância nas organizações de trabalho e também em instituições de ensino que ofertam cursos desta natureza, visando ao aprimoramento do planejamento instrucional utilizado.

Palavras-chave


Avaliação de TD&E; curso a distância; avaliação de reações em TD&E; revisão de literatura.

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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