Expressões de empatia em homens acusados de abuso sexual infantil
Palavras-chave:
Abuso sexual, homens acusados de abuso sexual, empatia.Resumo
O objetivo deste estudo foi investigar a presença/ausência de empatia em homens acusados de abuso sexual contra crianças, segundo seu autorrelato. Participaram deste estudo cinco homens com idades entre 37 e 73 anos, acusados de cometer abuso sexual contra crianças de até 13 anos. Os instrumentos utilizados foram uma ficha biosociodemográfica e uma entrevista semiestruturada. As perguntas que avaliaram a empatia indagavam como os participantes se sentiam diante de vários comportamentos de crianças. As entrevistas foram realizadas individualmente, em uma única sessão e os dados foram analisados segundo a análise de conteúdo de Bardin, Os participantes forneceram respostas empáticas (que focalizaram os sentimentos das crianças), respostas pragmáticas (sem e expressão de sentimentos), respostas de angústia pessoal que focalizaram os sentimentos negativos dos participantes e respostas com sentimentos positivos (focadas nos sentimentos positivos dos próprios participantes). Conclui-se que os participantes possuem habilidade empática geral.Downloads
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Direitos Autorais
A submissão de originais para a Psico implica na transferência, pelos autores, dos direitos de publicação. Os direitos autorais para os artigos publicados nesta revista são do autor, com direitos da revista sobre a primeira publicação. Os autores somente poderão utilizar os mesmos resultados em outras publicações indicando claramente a Psico como o meio da publicação original.
Licença Creative Commons
Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.