Comunicação, cognição e processamento auditivo: evidências de intersecção em casos de lesão cerebrovascular direita

Maria Inês Dornelles da Costa-Ferreira, Nicolle Zimmermann, Camila Rosa de Oliveira, Jaqueline de Carvalho Rodrigues, Francéia Veiga Liedtke, Mirella Liberatore Prando, Rochele Paz Fonseca

Resumo


As pesquisas em processamento auditivo (central) (PA(C)) destinam-se ao estudo das habilidades auditivas centrais. A neuropsicologia ocupa-se do estudo das funções cognitivas, comunicativas e emocionais, relacionando-as às bases neurobiológicas. Esta investigação visou a comparar dois casos de lesão cerebrovascular direita com diferentes déficits comunicativos quanto ao seu desempenho em testes de PA(C) e em uma avaliação cognitiva breve. Participaram deste estudo dois casos de adultos com lesão de hemisfério direito, diferenciados por seu perfil comunicativo contrastante, classificados mediante um estudo de clusters. O caso 1 apresentou melhor desempenho neuropsicológico e de PA(C), em contraste com o caso 2, com pior desempenho. Os dados de análise intertestes demonstraram dissociações simples e duplas. Além disso, o desempenho na avaliação de PA(C) do caso 2 foi influenciado pela presença de heminegligência auditiva e visual. Este estudo contribuiu para a reflexão das relações entre a comunicação, a cognição e o processamento auditivo, assim como entre suas formas de mensuração.

Palavras-chave


hemisfério direito; avaliação neuropsicológica; processamento auditivo

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.