Interesse profissional e características socioeconômicas de estudantes do Ensino Médio

Denise da Fonseca Martins, Ana Paula Porto Noronha

Resumo


O interesse profissional por ser compreendido como a preferência da pessoa por certos tipos de atividades em detrimento de outras. Pode-se dizer que o ambiente físico e social contribui para o desenvolvimento de diversos interesses. O estudo investigou os interesses profissionais de jovens, considerando o nível educacional e socioeconômico dos pais. Utilizou-se um questionário sociodemográfico e a Escala de Aconselhamento Profissional (EAP). Participaram 111 estudantes do 3º ano do Ensino Médio de uma escola particular da região Sul do país, sendo 46,8% meninos e 53,2% meninas, com idades entre 16 a 18 anos. Os resultados indicaram correlações significativas para as dimensões Ciências Exatas e Atividades Burocráticas, em relação ao número de bens; Ciências Biológicas e da Saúde e Ciências Humanas e Sociais, referindo-se à renda mensal; Ciências Exatas, quanto aos anos estudados e o curso realizado pelos pais; e por fim, Ciências Agrárias e Ambientais, no curso profissional das mães.

Palavras-chave


Interesse; variáveis socioeconômicas; nível educacional; orientação profissional; avaliação psico-

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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