Feixes de luz e os efeitos compatibilidade espacial e cruzamento

Luiz G Gawryszewski, Fernanda Maciel Ferreira, Germano Flavio Santos Martins, Maria Luíza Rangel, Rachel Silva-Machado, Antonio Pereira, Allan Pablo Lameira

Resumo


Em tarefas de compatibilidade espacial, o cruzamento das mãos aumenta os tempos de reação manual (TRM). Isto ocorre porque a posição das mãos deve ser processada antes da execução da resposta. Este trabalho empregou apontadores luminosos para investigar se a posição do local iluminado corresponde ao local da projeção da ação da mão. Comparando a localização dos estímulos, a posição das mãos e a projeção da ação das mãos (local iluminado) identificamos os efeitos compatibilidade e cruzamento pela comparação dos TRMs nas condições compatível (estímulo e local iluminado no mesmo lado) e incompatível (estímulo e local iluminado em lados opostos) e nas condições cruzada (feixe dirigido para o lado oposto)e não-cruzada (feixe dirigido para o mesmo lado). Os resultados mostram que estes efeitos dependem do local iluminado e não do local de ação imediata da mão (a tecla).

Palavras-chave: Compatibilidade espacial; efeito cruzamento; tempo de reação manual; facilitação; inibição.

Palavras-chave


Compatibilidade espacial; efeito cruzamento; Tempo de reação manual, códigos, facilitação; inibição

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.