Características psicométricas e dados normativos do Teste das Três Palavras e Três Figuras (3P3F) no Brasil

Autores

  • Samara Melo Moura Universidade Federal de Minas Gerais
  • Vitor Geraldi Haase Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Teste das Três Palavras e Três Figuras (3P3F), Envelhecimento, Doença de Alzheimer, Psicometria, Normas de desempenho

Resumo

O Teste das Três Palavras e Três Figuras (3P3F) é um instrumento de avaliação rápida e multidimensional da memória episódica, desenvolvido para idosos. Ele ocuparia posição intermediária entre o item de memória do Mini Exame do Estado Mental (MEEM) e tarefas mais complexas de listas de figuras e palavras. As características psicométricas de uma adaptação brasileira do 3P3F para amostras de 33 portadores de doença de Alzheimer (DA) e 99 idosos cognitivamente normais demograficamente pareados foram investigadas. Adicionalmente, normas de desempenho foram desenvolvidas em um grupo de 350 idosos saudáveis. Os resultados revelam alta confiabilidade (α = 0,89) e poder discriminativo para a identificação das desordens cognitivas associadas à DA (ASC = 0,98; sensibilidade/especificidade = 94,9/92,3%). Observou-se a correlação do 3P3F com o MEEM e a Bateria de Avaliação Frontal (r = 0,65 e r = 0,46; p < 0,05). Um modelo de regressão logística sugere a influência da idade e da escolaridade sobre os escores dos testes (β = 0,06 e β = 0,13; p < 0,05). Os resultados sugerem adequação psicométrica do instrumento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Samara Melo Moura, Universidade Federal de Minas Gerais

Psicóloga (UFMG, 2005) e Mestre em Psicologia do Desenvolvimento Humano (UFMG, 2008).

Vitor Geraldi Haase, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia Médica (Universidade de Munique, 1999); Professor Adjunto do Departamento de Psicologia da UFMG (desde 1995); Professor Orientador dos Programas de Pós-Graduação em Psicologia e em Saúde da Criança e do Adolescente (UFMG)

Downloads

Publicado

2009-04-16

Como Citar

Moura, S. M., & Haase, V. G. (2009). Características psicométricas e dados normativos do Teste das Três Palavras e Três Figuras (3P3F) no Brasil. Psico, 39(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3913

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)