Curva de posição serial e facilitação semântica em pacientes com epilepsia de lobo temporal mesial

Ivanda Souza Silva Tudesco, Leonardo José Vaz, Maria Helena da Silva Noffs, Elza Márcia Targas Yacubian, Américo Ceiki Sakamoto, Orlando Francisco Amodeo Bueno

Resumo


Nós investigamos a curva de posição serial e o efeito de facilitação semântica em pacientes com epilepsia do lobo temporal mesial (ELTM) esquerda e direita com esclerose hipocampal, comparados a um grupo controle. Os sujeitos (ELTM-E = 19, ELTM-D = 15 e controles = 21) foram submetidos ao teste de recordação livre de palavras, sendo que metade das listas de palavras continham três palavras semanticamente relacionadas inseridas nas posições intermediárias. O número total de palavras recordadas em ambos tipos de listas não diferiu entre os grupos. A recência foi preservada sugerindo que a memória de curto prazo (alça fonológica) não é afetada nestes pacientes. A primazia foi observada somente nas listas sem relacionamento semântico, independentemente do grupo. O efeito de facilitação semântica foi obtido em todos os grupos, mas com menor magnitude ao ELTM-E, sugerindo que a propagação das descargas no hemisfério esquerdo interfere com o processamento automático da rede semântica.

Palavras-chave: epilepsia do lobo temporal mesial; curva de posição serial; facilitação semântica; memória episódica; memória semântica.

Palavras-chave


mesial temporal lobe epilepsy; serial position curve; semantic facilitation; episodic memory; semantic memory

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.