Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam?

Autores

  • Ilana Andretta PUCRS
  • Jaqueline Garcia da Silva PUCRS
  • Nathália Susin PUCRS
  • Suzana Dias Freire PUCRS

Palavras-chave:

Metacognição, aprendizagem, ensino.

Resumo

A metacognição vem sendo abordada em diferentes áreas, e a clara conceituação deste termo se faz necessária para melhor aplicação em recursos de aprendizagem. Este artigo tem como objetivo principal fazer uma revisão não-sistemática sobre o tema metacognição devido à dificuldade encontrada para a definição deste construto. Determinadas bases de dados foram pesquisadas, como PubMed, Scielo, PsychInfo, Web of Science e Lilacs, no período de 2001 a 2007. Os descritores utilizados na pesquisa foram: metacognição, aprendizagem, metacompreensão, estratégias de aprendizagem, metamemória, fenômeno ponta-da-língua e meta-aprendizagem. Os artigos selecionados foram agrupados por definição de termos. A partir disto, foi elaborada uma descrição da metacognição e suas funções, estratégias e processos. O estreito vínculo com a aprendizagem é uma importante ferramenta para otimização do estudo e resolução de problemas. Os esclarecimentos obtidos neste estudo sugerem questões para futuras pesquisas no âmbito educacional, para aprimorar a relação ensino/aprendizagem.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ilana Andretta, PUCRS

Ilana Andretta é Psicóloga, Mestre em Psicologia Clínica e Doutoranda em Psicologia (PUCRS), Professora Titular da Faculdade de Psicologia (PUCRS), Supervisora de Estágio (SAPP), Professora Colaboradora em Cursos de Especialização (IMED e UNISINOS). Atua nas áreas de intervenções terapêuticas, avaliação psicológica e processos básicos. Endereço para contato: Av. Cristóvão Colombo 1918/308, Bairro Floresta, Porto Alegre/RS, CEP: 90560-001. Telefone: (51) 9913.6213 – e-mail: [email protected]

Jaqueline Garcia da Silva, PUCRS

Jaqueline Garcia da Silva é Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bolsista de Iniciação Científica do Grupo Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e atualmente faz estágio de Psicologia Clínica no Instituto Junguiano do Rio grande do Sul. Endereço para contato: Av. Ipiranga 6681, prédio 11, sala 932 - Bairro Partenon, Porto Alegre/RS, CEP: 90619-900. Telefone: (51) 9337-3505 - e-mail: [email protected].

Nathália Susin, PUCRS

Nathália Susin é Graduanda em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Bolsista de Iniciação Científica do Grupo Avaliação e Atendimento em Psicoterapia Cognitiva e Monitora das Disciplinas de Avaliação Psicológica e Psicologia da Aprendizagem II. Atualmente faz estágio de Psicopatologia na Unidade de Dependência Química do Hospital Mãe de Deus. Endereço para contato: Av. Ipiranga 6681, prédio 11, sala 932 - Bairro Partenon, Porto Alegre/RS, CEP: 90619-900. Telefone: (51) 9337-3505 - e-mail: [email protected]

Suzana Dias Freire, PUCRS

Suzana Dias Freire é Psicóloga, Graduada em Psicologia, Mestranda em Psicologia Clínica (PUCRS), Especialista em Psicoterapias Cognitivo-Comportamentais (UNISINOS). Atua como psicoterapeuta na área clínica. Endereço para contato: Rua Santa Terezinha, 620/801, Bairro Santana, Porto Alegre, Rio Grande do Sul, CEP: 90040-180. Telefones: (51) 3223.8905 ou 8138.8381. E-mail: [email protected]

Downloads

Publicado

2010-04-16

Como Citar

Andretta, I., da Silva, J. G., Susin, N., & Freire, S. D. (2010). Metacognição e Aprendizagem: como se relacionam?. Psico, 41(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3879

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)