A memória nas eleições: qual é o número do seu candidato?

Autores

  • Gerson Américo Janczura UnB
  • Goiara Mendonça de Castilho Universidade de Brasília

Palavras-chave:

memória, campanha eleitoral, recuperação, reconhecimento

Resumo

Dois experimentos investigaram o efeito da propaganda eleitoral, tipo de pista e tipo de número sobre a recuperação com pista intralista e o reconhecimento de números de candidatos aos cargos políticos nas eleições de 2006 no Brasil. Estudantes universitários responderam aos testes de memória e um questionário de interesses e comportamentos antes e depois da campanha eleitoral. Todos os estímulos utilizados nos testes (fotografias, nomes e números de candidatos e siglas de partidos políticos) foram selecionados do TRE-DF. Os resultados evidenciaram que a propaganda eleitoral aumentou as taxas de recuperação com pista para os números associados aos candidatos à presidência da república e ao senado federal. No reconhecimento para números de candidatos a deputado federal ou distrital obteve-se um efeito do tipo de número. Agrupamentos numéricos mais semânticos foram reconhecidos com maior probabilidade. Os resultados são discutidos em relação à influência da repetição e do chunking sobre a memória. Palavras-chave: memória; campanha eleitoral; recuperação; reconhecimento.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gerson Américo Janczura, UnB

Professor Adjunto do Departamento de Processos Psicológicos Básicos da Universidade de Brasília. Desenvolve pesquisas na área de Memória Humana e Representação Mental do Conhecimento.

Goiara Mendonça de Castilho, Universidade de Brasília

Doutora em Psicologia pela Universidade Brasília. Desenvolve pesquisas na área de Memória Humana e Raciocínio Lógico.

Downloads

Publicado

2008-11-26

Como Citar

Janczura, G. A., & de Castilho, G. M. (2008). A memória nas eleições: qual é o número do seu candidato?. Psico, 39(3). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/3818

Edição

Seção

Artigos