Parâmetros psicométricos das Escalas Florence de Cyber Agressão – Cyber Vitimização

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.31520

Palavras-chave:

bullying virtual, vitimização, validade, precisão.

Resumo

O presente estudo objetivou adaptar a Escala Florence de Cyber Agressão – Cyber Vitimização (FCBVSs) para o contexto brasileiro, reunindo evidências de validade (fatorial e convergente); bem como de consistência interna. Para isso, contou-se com uma amostra de 315 estudantes, com idades entre 13 a 20 anos (M= 16,80; DP= 0,99), sendo a maior parte do sexo feminino (54%), de classe média (45,1%), do terceiro ano (54,9%). Esses responderam os seguintes instrumentos: FCBVSs, Escala de Comportamentos de Bullying (ECB) e um Questionário Sociodemográfico. A Análise Fatorial Confirmatória apontou o modelo com três fatores como o mais adequado, tendo os três fatores correspondentes Alfas de Cronbach e Ômegas de McDonald superiores a 0,70. Desse modo, verifica-se que a FCBVSs se apresenta como uma medida válida e fidedigna, podendo ser utilizada em estudos futuros para avaliar o cyberbullying e os seus correlatos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

Avilés, J. M. (2013). Análisis psicosocial del ciberbullying: claves para una educación moral. Papeles del Psicólogo, 34(1), 65-73. (DOI INEXISTENTE)

Barlett, C. P., & Gentile, D. A. (2012). Attacking others online: The formation of cyberbullying in late adolescence. Psychology of Popular Media Culture, 1(2), 123-135. doi: 10.1037/a0028113.

Barlett, C., & Coyne, S. M. (2014). A Meta Analysis of Sex Differences in Cyber Bullying Behavior: The Moderating Role of Age. Aggressive Behavior, 40, 474- 488. doi: 10.1002/ab.21555

Beauducel, A., & Herzberg, P. Y. (2006) On the Performance of Maximum Likelihood Versus Means and Variance Adjusted Weighted Least Squares

Estimation in CFA, Structural Equation Modeling: A Multidisciplinary Journal, 13:2, 186-203, doi: 10.1207/s15328007sem1302_2

Bergmann, M. C., & Baier, D. (2018). Prevalence and correlates of cyberbullying perpetration. Findings from a German representative student survey. International Journal of Environmental Research and Public Health, 15(2), 274. https://doi.org/10.3390/ijerph15020274

Berne, S., Frisén, A., Schultze-Krumbholz, A., Scheithauer, H., Naruskov, K., Luik, P. ... & Zukauskiene, R. (2013). Cyberbullying assessment instruments: A systematic review. Aggression and Violent Behavior, 18(2), 320-334. doi: 10.1016/j.avb.2012.11.022

Bistaffa, B. C. (2010). Incorporação de indicadores categóricos ordinais em modelos de equações estruturais. Dissertação de Mestrado, Universidade de São Paulo, São Paulo, Brasil. https://doi.org/10.11606/d.45.2010.tde-09022011-110229

Brochado, S., Soares, S., & Fraga, S. (2016). A scoping review on studies of cyberbullying prevalence among adolescents. Trauma, Violence, & Abuse, 18(5), 523-531. doi: 10.1177/1524838016641668.

Brown, T. A. (2006). Confirmatory factor analysis for applied research. New York: Guilford Press.

Byrne, B. M. (2010). Structural equation modeling with Amos: Basic concepts, applications, and programming. New York: Routledge.

Cavalcanti, J. G., de Lima Coutinho, M. D. P., de Lima Pinto, A. V., Silva, K. C., & Do Bú, E. A. (2018). Vitimização e percepção do bullying: Relação com a sintomatologia depressiva de adolescentes. Revista de

Psicologia da IMED, 10(1),140-159.doi: 10.18256/2175-5027.2018.v10i1.2725

Chen, L., Ho, S. S., & Lwin, M. O. (2017). A meta-analysis of factors predicting cyberbullying perpetration and victimization: From the social cognitive and media effects approach. New Media & Society, 19(8), 1194-

doi: 10.1177/1461444816634037.

Cheung, G. W., & Rensvold, R. B. (2001). The effects of model parsimony and sampling error on the fit of structural equation models. Organizational Research Methods, 4(3), 236-264. doi: 10.1177/109442810143004. DeHue, F., Bolman, C., & Völlink, T. (2008).

Cyberbullying: Youngsters’ experiences and parental perception. CyberPsychology & Behavior, 11(2), 217- 223.doi: 10.1089/cpb 2007. 0008.

Dooley, J. J., Pyżalski, J., & Cross, D. (2009). Cyberbullying versus face-to-face bullying: A theoretical and conceptual review. Zeitschrift für

Psychologie/Journal of Psychology, 217(4), 182-188. doi: 10.1027/0044-3409.217.4.182.

Gámez-Guadix, M., Calvete, E., Orue, I., & Las Hayas, C. (2015). Problematic Internet use and problematic alcohol use from the cognitive–behavioral model: A longitudinal study among adolescents. Addictive Behaviors, 40, 109-114. doi: 10.1016/j.addbeh.2014.09.009

Gámez-Guadix, M., Gini, G., & Calvete, E. (2015). Stability of cyberbullying victimization among adolescents: Prevalence and association with bully–victim status and psychosocial adjustment. Computers in Human Behavior, 53, 140-148. doi: 10.1016/j.chb.2015.07.007.

Hair, Jr., J. F., Black, W. C., Babin, B. J., Anderson, R. E., & Tatham, R. L. (2009). Multivariate data analysis. Upper Saddle River, NJ: Pearson Prentice Hall.

Holst, B. (2015). Evidências de validade da escala de clima escolar Delaware School Climate Survey- Student (DSCS-S) no Brasil. Dissertação de Mestrado. Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. https://doi.org/10.24873/j.rpemd.2018.06.219

Hutz, C. S., Bandeira, D. R., & Trentini, C. M. (2015). Psicometria. Porto Alegre: Artmed Editora.

James, B. R. (2004). Probabilidade: um curso em nível intermediário. 3a ed. Rio de Janeiro: IMPA.

Kline, P. (2013). Handbook of Psychological Testing. London: Routledge.

Kowalski, R. M., Giumetti, G. W., Schroeder, A. N., & Lattanner, M. R. (2014). Bullying in the digital age: A critical review and meta-analysis of cyberbullying research among youth. Psychological Bulletin, 140(4),

-1137. doi: 10.1037/a0035618.

Mallmann, C. L., de Macedo Lisboa, C. S., & Calza, T. Z. (2018). Cyberbullying and coping strategies in adolescents from Southern Brazil/Cyberbullying e Estrategias de Coping em Adolescentes do Sul do

Brasil/Cyberbullying y estrategias de afrontamiento en adolescents del sur de Brasil. Acta Colombiana de Psicologia, 21(1), 34-44. doi: 10.14718/acp.2018.21.1.2

Marôco, J. (2010). Análise de equações estruturais: Fundamentos teóricos, software & aplicações. Pêro Pinheiro: Report Number.

Matos, A. P., Vieira, C. C., Amado, J., Pessoa, T., & Martins, M. J. D. (2018). Cyberbullying in Portuguese schools: Prevalence and characteristics. Journal of School Violence, 17(1), 123-137. doi: 10.1080/15388220.2016.1263796.

Medeiros, E. D. D., Gouveia, V. V., Monteiro, R. P., Silva, P. G. N. D., Lopes, B. D. J., Medeiros, P. C. B. D., & Silva, É. S. D. (2015). Bullying Behaviors Scale (BBS): Development and Psychometrics Evidences. Psico- USF, 20(3), 385-397. doi: 10.1590/1413-82712015200302 .

Menesini, E., Nocentini, A., & Calussi, P. (2011). The measurement of cyberbullying: Dimensional structure and relative item severity and discrimination. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 14(5), 267-274. doi: 10.1089/cyber.2010.0002.

Moura, D. R. D., Cruz, A. C. N., & Quevedo, L. D. Á. (2011). Prevalence and characteristics of school age bullying victims. Jornal de Pediatria, 87(1), 19-23.

Naruskov, K., Luik, P., Nocentini, A., & Menesini, E. (2012). Estonian students’perception and definition of cyberbullying. Trames: A Journal of the Humanities & Social Sciences, 16(4), 323-343.doi: 10.3176/tr.2012.4.02

Nocentini, A., Calmaestra, J., Schultze-Krumbholz, A., Scheithauer, H., Ortega, R., & Menesini, E. (2010). Cyberbullying: Labels, behaviours and definition in three European countries. Journal of Psychologists and

Counsellors in Schools, 20(2), 129-142. doi: 10.1375/ajgc.20.2.129.

Nunnally, J. C. (1970). Introduction to psychological measurement. New York: McGraw-Hill Book Company.

Olweus, D. (2013). School bullying: Development and some important challenges. Annual review of clinical psychology, 9, 751-780. doi: 10.1146/annurev--clinpsy-050212-185516

Olweus, D., & Limber, S. P. (2018). Some problems with cyberbullying research. Current opinion in psychology, 19, 139-143. doi: 10.1016/j.copsyc.2017.04.012.

Palladino, B. E., Nocentini, A., & Menesini, E. (2015). Psychometric properties of the Florence cyberbullying- -cybervictimization scales. Cyberpsychology, Behavior, and Social Networking, 18(2), 112-119. doi: 10.1089/cyber.2014.0366

Pasquali, L. (2010). Instrumentação psicológica: Fundamentos e práticas. Porto Alegre: ArtMed. Raskauskas, J., & Stoltz, A. D. (2007). Involvement

in traditional and electronic bullying among adolescents. Developmental Psychology, 43(3), 564-575. doi: 10.1037/0012-1649.43.3.564.

Rech, R. R., Halpern, R., Tedesco, A., & Santos, D. F. (2013). Prevalence and characteristics of victims and perpetrators of bullying. Jornal de Pediatria, 89(2), 164-170. https://doi.org/10.1016/j.jpedp.2012.09.004

Rosseel, Y. (2012). Lavaan: An R package for structural equation modeling and more. Version 0.5–12 (BETA). Journal of statistical software, 48(2), 1-36. (DOI INEXISTENTE)

Santos, L. C. O., Gouveia, R. S., Soares, A. K. S., Cavalcanti, T. M., & Goubeia, V. V. (2015). Forms of Bullying Scale: Evidências de validade de construto da versão brasileira. Avaliaçao Psicologica: Interamerican Journal of Psychological Assessment, 14(1), 23-31. doi: 10.15689/ap.2015.1401.03.

Schneider, S.K., O’Donnell, L., Stueve, A. & Coulter, R. W. (2012). Cyberbullying, school bullying, and psychological distress: A regional census of high school students. American Journal Public Health, 102 (1),

-177. doi: 10.2105/AJPH.2011.300308.

Selkie, E. M., Fales, J. L., & Moreno, M. A. (2016). Cyberbullying prevalence among US middle and high school–aged adolescents: A systematic review and quality assessment. Journal of Adolescent Health, 58(2), 125-133.doi: 10.1016/ j. jado health. 2015.09.026.

Sijtsma, K. (2009) On the use, the misuse, and the very limited usefulness of Cronbach’s alpha. Psychometrika, 74(1), 107-20. doi: 10.1007/S11336-008-9101-0.

Slonje, R., Smith, P. K., & FriséN, A. (2013). The nature of cyberbullying, and strategies for prevention. Computers in human behavior, 29(1), 26-32. doi: 10.1016/j.chb.2012.05.024.

Smith, P. K., Mahdavi, J., Carvalho, M., Fisher, S., Russell, S., & Tippett, N. (2008). Cyberbullying: Its nature and impact in secondary school pupils. Journal of Child Psychology and Psychiatry, 49(4), 376-385.

doi: 10.1111/j.1469-7610.2007.01846.x.

Smith, P. K., Steffgen, G., & Sittichai, R. (2013). The nature of cyberbullying, and an international network. In Smith, P. K. & Steffgen, G. (Eds). Cyberbullying through the new media: Findings from an international network, Londres: Psychology Press. https://doi.org/10.4324/9780203799079

Stöber, J. (2001). The Social Desirability Scale-17 (SDS- 17): Convergent validity, discriminant validity, and relationship with age. European Journal of Psychological Assessment, 17, 222-232. https://doi.org/10.1027//1015-5759.17.3.222

Tognetta, L. R. P., & Bozza, T. C. L. (2012). Cyberbullying: um estudo sobre a incidência do desrespeito no ciberespaço e suas relações com as representações que o adolescentes tem de si. Nuances:

Estudos sobre Educação, 23(24), 162-178. doi: 10.14572/nuances. v23i24.1896

Wendt, G. W. (2012). Cyberbullying em adolescentes brasileiros. Universidade do Vale do Rio dos Sinos, Rio Grande do Sul, Brasil. https://doi.org/10.5327/z1679443520180200

Wendt, G. W., & Lisboa, C. (2014). Understanding the cyberbullying phenomenon. Trends in Psychology, 22(1), 39-54. doi: 10.9788/TP2014.1-04.

Ybarra, M. L., Boyd, D., Korchmaros, J. D., & Oppenheim, J. K. (2012). Defining and measuring cyberbullying within the larger context of bullying

victimization. Journal of Adolescent Health, 51(1), 53-58. doi: 10.1016/j.jadohealth.2011.12.031.

Zottis, G. A. H. (2012). Bullying na adolescência: associação entre práticas parentais de disciplina e comportamento agressivo na escola. Dissertação de Mestrado. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, Brasil. https://doi.org/10.29289/259453942018v28s1059

Downloads

Publicado

2019-11-29

Como Citar

Cavalcanti, J. G., Paiva, T. T., Pimentel, C. E., Pinto, A. V. de L., & de Moura, G. B. (2019). Parâmetros psicométricos das Escalas Florence de Cyber Agressão – Cyber Vitimização. Psico, 50(3), e31520. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.31520

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)