Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.30603

Palavras-chave:

teoria da mente, pragmática da linguagem, autismo.

Resumo

O objetivo deste estudo foi investigar a interface entre cognição social e linguagem, analisando as relações entre a teoria da mente e a pragmática da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 24 crianças com TEA, entre 6 e 12 anos de idade. Para a avaliação das habilidades sociocognitivas foram utilizadas tarefas da escala de teoria da mente e, para a avaliação da pragmática, um instrumento de compreensão de enunciados literais e não literais (avaliados nas subcategorias: implicaturas conversacionais e expressões idiomáticas). Os resultados indicaram que: 1) as crianças manifestaram compreensão da linguagem literal significativamente superior à compreensão das implicaturas conversacionais e das expressões idiomáticas; e 2) que as crianças que acertaram as tarefas de falsa crença foram as que tiveram um desempenho melhor nos enunciados não literais de expressões idiomáticas. Esses achados dão suporte à hipótese de associação positiva entre compreensão da falsa crença e pragmática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Sara Del Prete Panciera, Universidade Federal de São Paulo, SP


 Doutorado em Psicologia

Maria Stephani de Lima Buso, Universidade Federal de São Paulo, SP

Graduada em Psicologia

Renan de Almeida Sargiani, Universidade Federal de São Paulo, SP

Doutorado em Psicologia

Simone Ferreira da Silva Domingues, Universidade Cruzeiro do Sul, SP

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação

Anegreice Valério, Centro Universitário Lusíadas, SP

Doutorado em Educação: Psicologia da Educação

Maria Regina Maluf, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, SP

Doutorado em Psicologia

Referências

Andrés-Roqueta, C., & Katsos, N. (2017). The contribution of grammar, vocabulary and theory of mind in pragmatic language competence in children with autistic spectrum disorders. Frontiers in Psychology. 8, 2008–2012. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2017.00996

Associação Americana de Psiquiatria. (2013). Manual Diagnóstico e Estatístico de Transtornos Mentais (5ed.). Porto Alegre: Artmed. http://doi.org/10,1176/appi.books.9780890425596.807874

Astington, J. W., & Baird, J. A. (2005). Why language matters for Theory of Mind. Oxford: Oxford University Press. https://doi.org/10.1093/acprof:oso/9780195159912.001.0001

Baron-Cohen, S., Leslie, A. M., & Frith, U. (1985). Does the autistic child have a “theory of mind” ? Cognition, 21(1), 37–46. http://doi.org/10.1016/0010-0277(85)90022-8

Berenguer, C., Miranda, A., Colomer, C., & Baixauli, I. (2018). Contribution of theory of mind , executive functioning , and pragmatics to socialization behaviors of children with high- functioning autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 48(2), 430–441.

https://doi.org/10.1007/s10803-017-3349-0

Bernard, S., & Deleau, M. (2007). Conversational perspective-taking and false belief attribution: a longitudinal study. British Journal of Developmental Psychology, 25(3), 443–460. https://doi.org/10.1348/026151006X171451

Caillies, S., & Le Sourn-Bissaoui, S. (2008). Children’s understanding of idioms and theory of mind development. Developmental Science, 11(5), 703–711. http://doi.org/10.1111/j.1467-7687.2008.00720.x

Cummings, L. (2015). Theory of mind in utterance interpretation: the case from clinical pragmatics. Front. Psychol., 26. https://doi.org/10.3389/fpsyg.2015.01286

Deleau, M. (2012). Language and theory of mind: why pragmatics matter. European Journal of Developmental Psychology. https://doi.org/10.1080/17405629.2012.680303

Dennis, M., Lazenby, A. L., & Lockyer, L. (2001). Inferential language in high-function children with autism. Journal of Autism and Developmental Disorders, 31(1), 47–54. http://doi.org/10.1023/A:1005661613288

Fiorin, J. L. (2008). Introdução à lingüística: objetos teóricos. São Paulo: Contexto. Gallo-Penna, E. C., & Maluf, M. R. (2013). Efeitos da linguagem materna na compreensão de estados mentais em crianças autistas. In

A. Roazzi & T. M. Sperb (Eds.), O desenvolvimento de competências sociocognitivas: novas perspectivas (pp. 143–166). São Paulo: Vetor. Grice, H. P. (1975). Logic and conversation. In P. Cole & J. L. Morgan (Orgs.), Syntax and semantics, 3: Speech acts (pp. 41-58). New

York: Cambridge University Press. Happé, F. G. E. (1995). Understanding Minds and Metaphors: Insights from the Study of Figurative Language in Autism. Metaphor and Symbolic Activity, 10(4), 275-295. http://doi.org/10.1207/s15327868ms1004_3

Harris, P. L., Bartz, D. T., & Rowe, M. L.(2017). Young children communicate their ignorance and ask questions. PNAS, 114(30), 7884-7891. https://doi.org/10.1073/pnas.1620745114

Laghi, F., Lonigro, A., Levanto, S., Ferraro, M., Baumgartner, E., & Baiocco, R. (2015). The Role of Nice and Nasty Theory of Mind in Teacher- Selected Peer Models for Adolescents With Autism Spectrum Disorders. Measurement and Evaluation in Counseling and Development. 49(3), 207–216. https://doi.org/10.1177/0748175615596784

Le Sourn-Bissaoui, S., Caillies, S., Bernard, S., Deleau, M., & Brulé, L. (2012). Children’s understanding of ambiguous idioms and conversational perspective- -taking. Journal of Experimental Child Psychology, 112(4), 437–451. http://doi.org/10.1016/j.jecp.2012.02.003

Matos, C. M. S. (2012). Compreensão de linguagem não-literal em crianças com Perturbações do Espectro do Autismo. (Dissertação de Mestrado). Universidade de Lisboa, Lisboa/Portugal.

Norbury, C. (2014). Book Review: Susan Douglas, Understanding actions, states and events: Verb learning in children with autism. First Language, 34(3), 291–292. http://doi.org/10.1177/0142723714537017

Noveck, I. A., & Reboul, A. (2008). Experimental Pragmatics: a Gricean turn in the study of language. Trends in Cognitive Sciences, 12(11), 425–431. https://doi.org/10.1016/j.tics.2008.07.009

O’Reilly, J., & Peterson, C. C. (2014). Scaling theory of mind development in indigenous- and anglo-australian toddlers and older children. Journal of Cross- Cultural Psychology, 45(9), 1489–1501. https://doi.org/10.1177/0022022114542285

Panciera, S. D. P., & Domingues, S. F. da S. (2013). Pragmática da linguagem e representação de crença. In A. Roazzi & T. M. Sperb (Eds.), O desenvolvimento de competências sociocognitivas: novas perspectivas (pp. 1–160). São Paulo: Vetor.

Panciera, S. D. P., & Roazzi, A. (2010). Pragmática da linguagem e desenvolvimento sociocognitivo. In Z. Eisenberg & M. A. de M. P. Parente (Eds.), Psicologia da linguagem: da construção da fala as primeiras narrativas (pp. 191–211). São Paulo: Vetor.

Panciera, S. D. P., Valério, A., Maluf, M. R., & Deleau, M. (2008). A pragmática da linguagem e desenvolvimento da teoria da mente: estudos com pré-escolares. In T. M. Sperb & M. R. Maluf (Eds.), Desenvolvimento

sociocognitivo: estudos brasileiros sobre teoria da mente (pp. 191–211). São Paulo: Vetor.

Peterson, C. C., & Siegal, M. (1999). Representing inner worlds: theory of mind in autistic, deaf, and normal hearing children. Psychological Science, 10(2), 126–129. https://doi.org/10.1111/1467-9280.00119

Pijnacker, J., Vervloed, M. P. J., & Steenbergen, B. (2012). Pragmatic abilities in children with congenital visual impairment: an exploration of non-literal language and advanced theory of mind understanding.

Journal of autism and developmental disorders. 42(11), 2440-2449. http://doi.org/10.1007/s10803-012-1500-5

Rosnay, M., Fink, E., Begeer, S., & Slaughter, V. (2014). Talking theory of mind talk: young school-aged children’s everyday conversation and understanding of mind and emotion. Journal of child language, 41(5), 1179-1193. https://doi.org/10.1017/S0305000913000433

Reis, H. I. S., Pereira, A. P., & Almeida, L. S. (2016). Características e especificidades da comunicação social na perturbação do espectro do autismo. Rev. Bras. Ed. Esp., 22(3), 325-336. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-65382216000300002

Schaeffer, J., Van Witteloostuijn, M., & Creemers, A. (2017). Article choice, theory of mind, and memory in children with high-functioning autism and children with specific language impairment. Applied Psycholinguistics, 39, 89–115. http://doi.org/10.1017/S0142716417000492

Schuwerk, T., Vuori, M., & Sodian, B. (2014). Implicit and explicit Theory of Mind reasoning in autism spectrum disorders: the impact of experience. Autism. 19(4), 459–468. https://doi.org/10.1177/1362361314526004

Siegal, M. (1999). Language and thought: the fundamental significance of conversational awareness for cognitive development. Developmental Science, 2(1), 1. https://doi.org/10.1111/1467-7687.00048

Surian, L., Baron-Cohen, S., & Van Der Lely, H. (1996). Are Children with Autism Deaf to Gricean Maxims ? Cognitive Neuropsychiatry, 1(1), 55–71. http://doi.org/10.1080/135468096396703

Talbott, M. R., Nelson, C. A., & Tager-Flusberg, H. (2015). Maternal gesture use and language development in infant siblings of children with autism spectrum disorder. Journal of Autism and Developmental Disorders, 45(1), 4–14. http://doi.org/10.1007/s10803-013-1820-0

Thoma, P., & Daum, I. (2006). Neurocognitive mechanisms of figurative language processing-Evidence from clinical dysfunctions. Neuroscience and Biobehavioral Reviews, 30(8), 1182–1205. https://doi.org/http://doi.org/10.1016/j.neubiorev.2006.09.001

Velloso, R. D. L., Duarte, C. P., & Schwartzman, J. S. (2013). Evaluation of the theory of mind in autism spectrum disorders with the Strange Stories test. Arq Neuropsiquiatr, 71(11), 871–876. https://doi.org/10.1590/0004-282X20130171

Wellman, H. M., & Liu, D. (2004). Scaling of theory-of- mind tasks. Child Development, 75(2), 523–541. http://doi.org/10.1111/j.1467-8624.2004.00691.x

Wellman, H. M., Fang, F., Liu, D., Zhu, L., & Liu, G. (2006). Scaling of theory-of-mind understandings in Chinese children. Psychological Science, 17(12), 1075– 1081. https://doi.org/10.1111/j.1467-9280.2006.01830.x

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

Panciera, S. D. P., Buso, M. S. de L., Sargiani, R. de A., Domingues, S. F. da S., Valério, A., & Maluf, M. R. (2019). Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas. Psico, 50(4), e30603. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.30603

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)