Cognição social e pragmática da linguagem: estudo com crianças autistas

Sara Del Prete Panciera, Maria Stephani de Lima Buso, Renan de Almeida Sargiani, Simone Ferreira da Silva Domingues, Anegreice Valério, Maria Regina Maluf

Resumo


O objetivo deste estudo foi investigar a interface entre cognição social e linguagem, analisando as relações entre a teoria da mente e a pragmática da linguagem em crianças com Transtorno do Espectro Autista (TEA). Participaram da pesquisa 24 crianças com TEA, entre 6 e 12 anos de idade. Para a avaliação das habilidades sociocognitivas foram utilizadas tarefas da escala de teoria da mente e, para a avaliação da pragmática, um instrumento de compreensão de enunciados literais e não literais (avaliados nas subcategorias: implicaturas conversacionais e expressões idiomáticas). Os resultados indicaram que: 1) as crianças manifestaram compreensão da linguagem literal significativamente superior à compreensão das implicaturas conversacionais e das expressões idiomáticas; e 2) que as crianças que acertaram as tarefas de falsa crença foram as que tiveram um desempenho melhor nos enunciados não literais de expressões idiomáticas. Esses achados dão suporte à hipótese de associação positiva entre compreensão da falsa crença e pragmática.


Palavras-chave


teoria da mente, pragmática da linguagem, autismo.

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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