Metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.30129

Palavras-chave:

metas, estratégias, TDAH

Resumo

Metas de socialização e estratégias de ação consistem em um conjunto de ideias e crenças culturalmente construídas pelos pais como objetivos a serem alcançados no futuro para seus filhos. A pesquisa objetivou investigar as metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade (TDAH). Participaram 78 pais, sendo 39 de crianças com TDAH (Grupo Experimental) e 39 sem TDAH (Grupo Controle). Foi utilizado um questionário para levantamento dos dados sociodemográficos, além de duas questões qualitativas. As respostas foram transcritas e categorizadas conforme o modelo teórico das metas de socialização e estratégias de ação. Resultados indicaram que os pais dos dois grupos têm as suas principais metas relacionadas ao autoaperfeiçoamento. Em relação às estratégias de ação no GE, a mais frequente foi a centrada em si e no contexto e, no GC, a centrada em si.

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Biografia do Autor

Edimeire Pastori de Magalhães Tavernard, Universidade Federal do Pará, Pará, PA

Mestre em Teoria e Pesquisa

Cybelle Bezerra Sousa Florêncio, Universidade Federal do Pará, Pará, PA

Mestre em Teoria e Pesquisa

Maély Ferreira Holanda Ramos, Universidade Federal do Pará, Pará, PA

Doutora em Teoria e Pesquisa

Jeisiane Lima Brito, Universidade Federal do Pará, Pará, PA

Mestre em Teoria e Pesquisa

Simone Souza da Costa Silva, Universidade Federal do Pará, Pará, PA

Doutora em Teoria e Pesquisa

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Publicado

2019-11-29

Como Citar

Tavernard, E. P. de M., Florêncio, C. B. S., Ramos, M. F. H., Brito, J. L., & Silva, S. S. da C. (2019). Metas de socialização e estratégias de ação de pais de crianças com e sem TDAH. Psico, 50(3), e30129. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.3.30129

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