Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros

Autores

  • Juliana Maltoni Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP
  • Priscila de Camargo Palma Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP
  • Carmem Beatriz Neufeld Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29213

Palavras-chave:

estudantes universitários, ansiedade, depressão.

Resumo

Este estudo objetiva verificar a prevalência de sintomas ansiosos e depressivos em universitários e verificar se estas variáveis possuem associação com gênero, tipo de instituição, área e ano da graduação. Compõe a amostra 558 estudantes do interior de São Paulo (55,4% mulheres) de faculdades pública e privadas, de diferentes áreas e períodos da graduação. Os instrumentos utilizados foram os Inventários de Ansiedade e de Depressão de Beck (BAI e BDI) e o Patient Health Questionnaire-9 (PHQ-9). Utilizou-se estatística descritiva e o teste Qui-Quadrado para análise dos dados. Os resultados demonstram que as faixas moderada e grave correspondem a 10,8% da amostra para o BAI, 5,4% para o BDI e 5% para o PHQ-9, com associação entre o gênero feminino e as faixas de gravidade de todos os instrumentos e o tipo de instituição e as faixas dos sintomas de ansiedade. O sofrimento psicológico da amostra e especificidades em relação ao gênero destacam a importância do aprimoramento do suporte oferecido pelas instituições universitárias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Juliana Maltoni, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP

Graduação em Psicologia pela Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto - Universidade de São Paulo.

Mestrado em Ciências em andamento pelo Departamento de Psicologia na área Psicologia em Saúde e Desenvolvimento da referida instituição.

Priscila de Camargo Palma, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP

Psicológa pelo Centro Universitário Fundação Assis Gurgacz.

Mestre e doutora pelo Departamendo de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto.

Carmem Beatriz Neufeld, Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo, SP

Mestre e doutora pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul.

Pós-doutorado em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro.

 

Livre-Docência em Terapia Cognitivo-Comportamental pelo Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Professora Doutora do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia, Ciências e Letras de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo.

Referências

Alvi, T., Assad, F., Ramzan, M., & Khan, F. A. (2010). Depression, anxiety and their associated factors among medical students. Journal of the College of Physicians and Surgeons Pakistan, 20(2), 122-126. doi:02.2010/JCPSP.122126

American College Health Association (2014). Hanover (MD): American College Health Association - National College Health Assessment II: Reference group executive summary spring 2014. Retrieved from http://www.acha-ncha.org/docs/ACHA-NCHA-II_ReferenceGroup_ExecutiveSummary_Spring2014.pdf. (DOI INEXISTENTE)

American Psychiatric Association (2013). Manual diagnóstico e estatístico dos transtornos mentais, (5. ed). (DSM-5). Porto Alegre, RS: Artmed. (DOI INEXISTENTE)

Arnett, J. J. (2000). Emerging adulthood: a theory of development from the late teens through the twenties. American Psychologist, 55(5), 469-480. doi:10.1037//0003-066X.55.5.469

Arnett, J. J. (2005). The developmental context of substance use in emerging adulthood. Journal of Drug Issues, 35(2), 235-254. doi:10.1177/002204260503500202

Baader, T. M., Rojas, C. C., Molina, J. L. F., Gotelli, M. V., Alamo, C. P., … Dittus, P. B. (2014). Diagnóstico de la prevalencia de trastornos de la salud mental en estudiantes universitarios y los factores de riesgo emocionales asociados. Revista Chilena de Neuro-psiquiatría, 52(3), 167-176. doi:10.4067/S0717-92272014000300004

Bardagi, M. P., & Hutz, C. S. (2012). Rotina acadêmica e relação com colegas e professores: impacto na evasão universitária. PSICO, 43(2), 174-184. (DOI INEXISTENTE)

Bayram, N. & Bilgel, N. (2008). The prevalence and socio-demographic correlations of depression, anxiety and stress among a group of university students. Social Psychiatry and Psychiatric Epidemiology, 43, 667-672. doi: 10.1007/s00127-008-0345-x

Brandtner, M. & Bardagi, M. (2009). Sintomatologia de depressão e ansiedade em estudantes de uma universidade privada do Rio Grande do Sul. Revista Interinstitucional de Psicologia, 2(2), 81–91. (DOI INEXISTENTE).

Cunha, J. A. (2001). Manual da versão em português das Escalas Beck. São Paulo, SP: Casa do Psicólogo.

Draken, A. A. S., Jr, M. H., Rush, B. R., & Reisbig, A. M. J. (2012). Predictors of anxiety and depression in veterinary medicine students: a four-year cohort examination. Journal of Veterinary Medical Education, 39(4), 322-330. doi:10.3138/jvme.0112-006R

Eisenberg, D., Gollust, S. E., Golbernstein, E., & Hefner, J. L. (2007). Prevalence and correlates of depression, anxiety, and suicidality among university students. American Journal of Orthopsychiatry, 77(4), 534-542. doi:10.1037/0002-9432.77.4.534

Hunt, J. & Eisenberg, D. (2010). Mental health problems and help-seeking behavior among college students. Journal of Adolescent Health, 46, 3-10. doi:10.1016/j.jadohealth.2009.08.008

Fórum Nacional de Pró-Reitores de Assuntos Comunitários e Estudantis [FONAPRECE]. (2011). Perfil socioeconômico e cultural dos estudantes de graduação das instituições federais de ensino superior. Brasília, DF: ANDIFES. Recuperado de http://www.andifes.org.br/wp-content/files_flutter/1377182836Relatorio_do_perfi_dos_estudantes_nas_universidades_federais.pdf.

Huot, K. L., Lutfiyya, M. N., Akers, M. F., Amaro, M. L., Swanoski, M. T., & Schweiss, S. K. (2013). A populationbased cross-sectional study of health service deficits among U.S. adults with depressive symptoms. Health Services Research, 13, 1-15.

doi:10.1186/1472-6963-13-160

Ibrahim, A. K., Kelly, S. J., Adams, C. E., & Glazebrook, C. (2013) A systematic review of studies of depression prevalence in university students. Journal of Psychiatric Research, 47, 391-400. doi:10.1016/j.jpsychires.2012.11.015

Institute of Medicine and National Research Council (2014). Investing in the health and well-being of young adults. Washington, DC: The National Academies Press. Retrieved from http://www.nap.edu/catalog.php?record_id=18869. (DOI INEXISTENTE)

Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (2015). Censo da Educação Superior 2013: resumo técnico. Brasília, DF: INEP. Recuperado de: http://download.inep.gov.br/download/superior/censo/2013/resumo_tecnico_censo_educacao_superior_2013.pdf. (DOI INEXISTENTE)

Keita, P. G. (2007). Psychosocial and cultural contributions to depression in women: considerations for women midlife and beyond. Journal of Managed Care Pharmacy, 13(9), 12-15. doi:10.18553/jmcp.2007.13.9-a.12

Kroenke, K., Spitzer, R. L., & Williams, J. B. W. (2001). The PHQ-9: Validity of a brief depression severity measure. Journal of General Internal Medicine, 16, 606-613. doi:10.1046/j.1525-1497.2001.016009606.x

Lovell, G. P., Nash, K., Sharman, R., & Lane, B. R. (2014). A cross-sectional investigation of depressive, anxiety, and stress symptoms and health-behavior participation in Australian university students. Nursing and Health Sciences, 17(1), 134-142. doi:10.1111/nhs.12147

Mahmoud, J. S. R., Staten, R. T., Hall, L. A., & Lennie, T. A. (2012). The relationship among young adult college students’ depression, anxiety, stress, demographics, life satisfaction, and coping styles. Issues in Mental Health Nursing, 33, 149–156. doi:10.3109/01612840.2011.632708

Molina, M. A. L., Jansen, K., Drews, C., Pinheiro, R., Silva, R., & Souza, L. (2014). Major depressive disorder symptoms in male and female young adults. Psychology, Health & Medicine, 19(2), 136-145. doi:10.1080/13548506.2013.793369

Munhoz, T. N., Santos, I. S., & Matijasevich, A. (2013). Major depressive episode among brazilian adults: A crosssectional population-based study. Journal of Affective Disorders, 150(2), 401-407. doi:10.1016/j.jad.2013.04.031

Neinstein, L. S. (2013). The new adolescents: An analysis of health conditions, behaviors, risks, and access to services among emerging young adults. Recuperado de: https://eshc.usc.edu/thenewadolescents/doc/TheNewAdolescents_Final_Locked.pdf (DOI INEXISTENTE)

Sadock, M. J. & Sadock, V. A. (2007). Compêndio de Psiquiatria: Ciência do comportamento e psiquiatria clínica (9. ed). Porto Alegre, RS: Artmed.

Simić-Vukomanović, I., Mihajlović, G., Kocić, S., Djonović, N., Banković, D., Vukomanović, V., & Djukić-Dejanović, S. (2016). The prevalence and socioeconomic correlates of depressive and anxiety symptoms in a group of 1,940 Serbian university students. Vojnosanitetski Pregled, 73(2), 169-177. doi:10.2298/VSP141106143S

Somers, J. M., Goldner, E. M., Waraich, P., & Hsu, L. (2006). Prevalence and incidence studies of anxiety disorders: A systematic review of the literature. The Canadian Journal of Psychiatry, 51(2), 100-113. doi:10.1177/070674370605100206

Spitzer, R. L., Kroenke, K., & Williams, J. B. W. (1999). Validation and utility of a self-report version of PRIME-MD: the PHQ Primary Care Study. The Journal of the American Medical Association, 282(18), 1737-1744. doi:10.1001/jama.282.18.1737

Spitzer, R. L., Williams, J. B. W., Kroenke, K., Hornyak, R., & McMurray, J. (2000). Validity and utility of the Patient Health Questionnaire in assessment of 3000 obstetrics-gynecologic patients. American Journal of Obstetrics & Gynecology, 183(3), 759-769. doi:10.1067/mob.2000.106580

Steptoe, A., Tsuda, A., Tanaka, Y., & Wardle, J. (2007). Depressive symptoms, socio-economic background, sense of control, and cultural factors in university students from 23 countries. International Journal of Behavioral Medicine, 14(2), 97-107. doi:10.1007/BF03004175

Viana, M. C. & Andrade, L. H. (2012). Lifetime prevalence, age and gender distribution and age-of-onset of psychiatric disorders in the São Paulo metropolitan area, Brazil: Results from the São Paulo Megacity Mental Health Survey. Revista Brasileira de Psiquiatria, 34, 249-260. doi:10.1016/j.rbp.2012.03.001

Weitzman, E. R. (2004). Poor mental health, depression, and associations with alcohol consumption, harm, and abuse in a national sample of young adults in college. Journal of Nervous & Mental Disease, 192(4), 269-277. doi:10.1097/01.nmd.0000120885.17362.94

Whisman, M. A. & Richardson, E. D. (2015). Normative data on the Beck Depression Inventory – Second Edition (BDI-II) in college students. Journal Of Clinical Psychology, 71(9), 898-907. doi:10.1002/jclp.22188

Downloads

Publicado

2019-05-08

Como Citar

Maltoni, J., Palma, P. de C., & Neufeld, C. B. (2019). Sintomas ansiosos e depressivos em universitários brasileiros. Psico, 50(1), e29213. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.29213

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)