Treinamento de pais com crianças com transtorno externalizante: revisão sistemática de estudos empíricos

Rafaela Fava de Quevedo, Simone Dambrós, Ilana Andretta

Resumo


Os transtornos externalizantes constituem uma problemática relevante na clínica com crianças e o treinamento de pais é escolhido como intervenção efetiva para essa população. Propomos nesse estudo identificar as intervenções de treinamento de pais com crianças com diagnóstico de transtornos externalizantes em estudos empíricos, por meio de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2012 e 2016 nas bases Science Direct, PubMed Central, Academic Search Premier, Scopus e Psycinfo. As intervenções foram realizadas com crianças de diferentes idades e transtornos com a participação dos cuidadores. A maior parte das intervenções foi em formato grupal, durante 4 a 14 sessões. Como resultados foram encontrados protocolos de treinamento de pais com crianças com transtornos externalizantes, realizados em diferentes contextos. Diante disso, salienta-se a necessidades de estudos brasileiros com a temática.


Palavras-chave


treinamento de pais, transtorno externalizante, revisão sistemática.

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