Treinamento de pais com crianças com transtorno externalizante: revisão sistemática de estudos empíricos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.28055

Palavras-chave:

treinamento de pais, transtorno externalizante, revisão sistemática.

Resumo

Os transtornos externalizantes constituem uma problemática relevante na clínica com crianças e o treinamento de pais é escolhido como intervenção efetiva para essa população. Propomos nesse estudo identificar as intervenções de treinamento de pais com crianças com diagnóstico de transtornos externalizantes em estudos empíricos, por meio de uma revisão sistemática de artigos publicados entre 2012 e 2016 nas bases Science Direct, PubMed Central, Academic Search Premier, Scopus e Psycinfo. As intervenções foram realizadas com crianças de diferentes idades e transtornos com a participação dos cuidadores. A maior parte das intervenções foi em formato grupal, durante 4 a 14 sessões. Como resultados foram encontrados protocolos de treinamento de pais com crianças com transtornos externalizantes, realizados em diferentes contextos. Diante disso, salienta-se a necessidades de estudos brasileiros com a temática.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rafaela Fava de Quevedo, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Bacharel em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental, Mestre em Psicologia Clínica

Simone Dambrós, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Bacharel em Psicologia, Especialista em Terapia Cognitivo-Comportamental

Ilana Andretta, Universidade do Vale do Rio dos Sinos, RS

Doutora em Psicologia

Referências

Abrahamse, M. E., Niec, L. N., Junger, M. Boer, F., & Lindauer. R. J. L. (2016). Risk factors for attrition from an evidence-based parenting program: Findings from the Netherlands. Children and Youth Services Review, 64, 42-50. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740916300597 https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2016.02.025

Bagner, D. M., Rodríguez, G. M., Blake, C. A., & Rosa- Olivares, J. (2013). Home-Based Preventive Parenting Intervention for at-Risk Infants and Their Families: An Open Trial. Cognitive and Behavioral Practice, 20, 334-348. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1077722912001010. https://doi.org/10.1016/j.cbpra.2012.08.001

Baumann, A. A., Powell, B. J., Kohl, P. L., Tabak, R. G., Penalba, V., Proctor, E. K., … Cabassa, L. J. (2015). Cultural adaptation and implementation of evidence-based parent-training: A systematic review and critique of guiding evidence. Children and Youth Services Review, 53, 113-120. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740915001085 https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2015.03.025

Berkout, O. V., & Gross, A. M. (2013). Externalizing behavior challenges within primary care settings. Aggression and Violent Behavior, 18(5), 491-495. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S135917891300058X. https://doi.org/10.1016/j.avb.2013.07.004

Breakwell, G. M., Fife-Schaw, C., Hammond, S., & Smith, J. A. (2010). Métodos de pesquisa em psicologia. (Trad. F. R. Elizalde). 3ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

Bunge, E., Gomar, M., & Mandil, J. (2012). Terapia Cognitiva com crianças e adolescentes: Aportes teóricos. 2ª Ed. São Paulo: Casa do Psicólogo.

Butler, A. M., & Titus, C. (2015). Systematic Review of Engagement in Culturally Adapted Parent Training for Disruptive Behavior. Journal of Early Intervention, 37(4) 300-318. Recuperado de http://journals.sagepub.com/doi/abs/10.1177/1053815115620210. https://doi.org/10.1177/1053815115620210

Chacko, A., Jensen, S. A., Lowry, L. S., Cornwell, M., Chimklis, A., Chan, E., … Pulgarin, B. (2016). Engagement in Behavioral Parent Training: Review of the Literature and Implications for Practice. Clinical Child

and Family Psychology Review, 19, 204-215. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/s10567-016-0205-2. https://doi.org/10.1007/s10567-016-0205-2

Dretzke, J., Davenport, C., Frew, E., Barlow, J., Stewart- Brown, S., Bayliss, S., … Hyde, C. (2009). The clinical effectiveness of different parenting programmes for children with conduct problems: a systematic review of randomised controlled trials. Child and Adolescent Psychiatry

and Mental Health, 3(7). Recuperado de https://capmh.biomedcentral.com/articles/10.1186/1753-2000-3-7. https://doi.org/10.1186/1753-2000-3-7

Fantinato, A. C., & Cia, F. (2014). Habilidades sociais educativas paternas e comportamento infantil. Psicologia Argumento, 32(79). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20605 . http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.32.S01.AO16

Field, A. (2009). Descobrindo a estatítica usando o SPSS. 2ª Ed. Porto Alegre: Artmed.

Gaviţa, O. A, David, D., Bujoreanu, S., Tiba, A., & Ionuţiu, D. R. (2012). The efficacy of a short cognitive- behavioral parent program in the treatment of externalizing behavior disorders in Romanian foster care children: Building parental emotion-regulation through unconditional self- and child-acceptance strategies. Children and Youth Services Review, 34, 1290-1297. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0190740912001090 https://doi.org/10.1016/j.childyouth.2012.03.001

Haase, V. G., Käppler, C., Schaefer, A. Heleno, C. T., Dagnoni, J. M., & Freitas, P. C. (2000). Disciplina não-coerciva. Treinamento de pais. Psicopatologia e Desenvolvimento: Relatórios Técnicos, 1(2), pp. 72-35.

Belo Horizonte: Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento / Laboratório de Psicologia da Família. Departamento de Psicologia, UFMG. Recuperado de http://www.swbrasil.org.br/uploads/download/ 6b2d-8da363b258601be2233db145cd185ccf61ad.pdf.

Hand, A., McDonnell, E., Honari, B., & Sharry, J. (2013). A community led approach to delivery of the Parents Plus Children’s Programme for the parents of children aged 6-11. International Journal of Clinical and Health Psychology, 13, 81-90. Recuperado de

https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1697260013700115 .https://doi.org/10.1016/s1697-2600(13)70011-5

Homem, T. C., Gaspar, M. F., Santos, M. J. S., Azevedo, A. F., & Canavarro, M. C. (2014). Incredible Years Parent Training: Does it Improve Positive Relationships in Portuguese Families of Preschoolers with Oppositional/Defiant Symptoms? Journal of Child and Family Studies, 24, 1861-1875. Recuperado de https://link.springer.com/article/10.1007/s10826-014-9988-2 https://doi.org/10.1007/s10826-014-9988-2

Lobo, B. O. M., Flach, K., & Andretta, I. (2011). Treinamento de Pais na Terapia Cognitivo-Comportamental para Crianças com Transtornos Externalizantes. Psicologia em Pesquisa, 5(2), 126-134. Recuperado de http://pepsic.bvsalud.org/ scielo.php?script=sci_a rttext&pid=S1982-12472011000200005&lng=pt&tlng=pt

Martins, R. P. M. P., Nunes, S. A. N., Faraco, A. M. X., Manfroi, E. C., Vieira, M. L., & Rubin, K. H. (2014). Práticas parentais: associações com desempenho escolar e habilidades sociais. Psicologia Argumento, 32(78). Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/20469. http://dx.doi.org/10.7213/psicol.argum.32.078.AO04

Mautone, J. A., Marshall, S. A., Sharman, J., Eiraldi, R. B., Jawad, A. F., & Power, T. J. (2012). Development of a Family-School Intervention for Young Children With Attention Deficit Hyperactivity Disorder. School Psychology Review, 41(4), 447-466. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3864191/.

McKee, L., Colletti, C., Rakow, A., Jones, D. J., & Forehand, R. (2008). Parenting and child externalizing behaviors: Are the associations specific or diffuse? Aggression and Violent Behavior, 13(3), 201-215. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/19122818 https://doi.org/10.1016/j.avb.2008.03.005

McMahon, R. J. (1996). Treinamento de Pais. In V. E. Caballo (Ed.), Manual de técnicas de terapia e modificação do comportamento (pp. 399-422). Espanha: Editora Santos.

Moher, D., Liberati, A., Tetzlaff, J., & Altman, D. G. (2009). Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and Meta-Analyses: The PRISMA Statement. Annals of Internal Medicine, 151(4), 264-269. Recuperado de http://annals.org/aim/article-abstract/744664. https://doi.org/10.7326/0003-4819-151-4-200908180-00135

Mondin, E. M. C. (2017). Práticas educativas parentais e seus efeitos na criação dos filhos. Psicologia Argumento, 26(54), 233-244. Recuperado de https://periodicos.pucpr.br/index.php/psicologiaargumento/article/view/19885/19187

Pinheiro, M. I. S., Del Prette, A., & Haase, V. G., (2002). Pais como co-terapeutas: Treinamento em habilidades sociais como recurso adicional (Relatório Técnico Vol. 3, No. 1, pp. 1-42). Belo Horizonte, MG: Universidade Federal de Minas Gerais, Departamento de Psicologia,

Laboratório de Neuropsicologia do Desenvolvimento e Laboratório de Psicologia da Família. Recuperado de http://www.rihs.ufscar.br/wp-content/uploads/2015/10/pais-como-co-terapeutas-treinamento-em-habilidades--sociais-como-recurso-adicional.pdf.

Renk, K. (2008). Disorders of conduct in young children: Developmental considerations, diagnoses, and other characteristics. Developmental Review, 28(3), 316-341. Recuperado de https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S0273229707000020 https://doi.org/10.1016/j.dr.2007.01.001

Rimestad, M. L., Lambek, R., Christiansen, H. Z., & Hougaard, E. (2016). Short- and Long-Term Effects of Parent Training for Preschool Children With or at Risk of ADHD: A Systematic Review and Meta-Analysis. Journal of Attention Disorders, 1-12. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/27179355. https://doi.org/10.1177/1087054716648775

Samek, D. R., & Hicks, B. M. (2014). Externalizing Disorders and Environmental Risk: Mechanisms of Gene- Environment Interplay and Strategies for Intervention. Clinical practice (London, England), 11(5), 537-547. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4255466/. https://doi.org/10.2217/cpr.14.47

Schwenck, C., Schneider, W., & Reichert, A. (2015). Universal parent training as a supplement to inpatient psychiatric treatment for children and adolescents. European Child & Adolescent Psychiatry, 25(8), 879-889. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26707493. https://doi.org/10.1007/s00787-015-0810-5

Wu, M. S., Hamblin R. J., & Storch E. A. (2015). Evidence-Based Psychological Treatments of Pediatric Mental Disorders. Advances in Pediatrics, 62(1), 165- 84. Recuperado de https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pubmed/26205113. https://doi.org/10.1016/j.yapd.2015.04.007

Downloads

Publicado

2019-12-31

Como Citar

de Quevedo, R. F., Dambrós, S., & Andretta, I. (2019). Treinamento de pais com crianças com transtorno externalizante: revisão sistemática de estudos empíricos. Psico, 50(4), e28055. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.4.28055

Edição

Seção

Revisão Sistemática

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)