Relação entre vínculo de apego e desenvolvimento cognitivo, linguístico e motor

Barbara Saur, Isac Bruck, Sérgio Antônio Antoniuk, Tatiana Izabele Jaworski de Sá Riechi

Resumo


O estabelecimento de uma relação de apego segura é importante, pois fornece à criança segurança para que ela possa explorar o ambiente, atividade essencial para o desenvolvimento infantil. Este estudo tem como objetivo investigar se crianças com padrão de apego seguro e inseguro diferem quanto ao desempenho cognitivo, linguístico e motor. Participaram do estudo 50 crianças, com idades entre 12 e 25 meses. Foram utilizados um questionário de anamnese, a Situação Estranha de Ainsworth, as Escalas Bayley de Desenvolvimento Infantil – 3ª ed. e o questionário Estilo Materno como instrumentos de avaliação. Os resultados apontam diferença entre os grupos no desempenho cognitivo e de linguagem. Crianças com padrões inseguros de apego obtiveram menores escores nos testes que avaliam o desenvolvimento dos dois domínios. Estes resultados demonstram a importância da relação entre mãe e filho como um fator de proteção do desenvolvimento.


Palavras-chave


Relação mãe-filho; Desenvolvimento infantil; Cognição.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2018.3.27248

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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