Motivação para aprender em adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública militar

Autores

  • Ana Carla Marostica de Souza Faculdade Meridional (IMED), RS
  • Aline Cardoso Siqueira Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS
  • Israel Kujawa Faculdade Meridional (IMED), RS
  • Naiana Dapieve Patias Faculdade Meridional (IMED), RS

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.25895

Palavras-chave:

adolescência, Ensino Médio, motivação intrínseca, motivação extrínseca.

Resumo

A motivação para aprender é objeto de estudo de inúmeras disciplinas do conhecimento, pois está relacionada com a aprendizagem escolar. Este estudo objetiva investigar a motivação intrínseca (MI) e extrínseca (ME) em adolescentes do Ensino Médio de uma escola militar, verificando quais as diferenças nos tipos de motivação por sexo e faixa etária. Participaram 236 adolescentes de 14 a 18 anos (M=15,5; DP=0,84) de ambos os sexos, sendo 138 (59%) meninas. Foram utilizados como instrumentos para coleta de dados a Escala de Avaliação da Motivação para Aprender de Alunos do Ensino Médio (EMA-EM) e uma ficha de dados sociodemográficos. Foram realizadas análises estatísticas descritivas e teste t de Student. Os resultados evidenciaram que a MI é maior do que a ME. Quanto à faixa etária, houve diferença significativa apenas quanto à motivação total, tendo os adolescentes mais novos mais motivação do que os mais velhos. Os resultados são discutidos com base na teoria motivacional intrínseca e extrínseca e demonstram que, no geral, os adolescentes estão motivados para a aprendizagem.

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Biografia do Autor

Ana Carla Marostica de Souza, Faculdade Meridional (IMED), RS

Psicóloga (IMED)

Aline Cardoso Siqueira, Universidade Federal de Santa Maria (UFSM), RS

Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS), Docente dos cursos de graduação e pós-graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM)

Israel Kujawa, Faculdade Meridional (IMED), RS

Filósofo, Doutor em Psicologia Social e Institucional (UFRGS)

Naiana Dapieve Patias, Faculdade Meridional (IMED), RS

Psicóloga, Doutora em Psicologia (UFRGS), Docente do curso de Graduação e Mestrado em Psicologia da Faculdade Meridional (IMED)

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Publicado

2019-05-08

Como Citar

de Souza, A. C. M., Siqueira, A. C., Kujawa, I., & Patias, N. D. (2019). Motivação para aprender em adolescentes do Ensino Médio de uma escola pública militar. Psico, 50(1), e25895. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2019.1.25895

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