Contribuição de múltiplos informantes para avaliação comportamental de adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade

Autores

  • Marina Monzani da Rocha Universidade Presbiteriana Mackenzie
  • Adriana de Fatima Ribeiro
  • Regina Luísa de Freitas Marino
  • Carla Nunes Cantiere
  • Maria Cristina Triguero Veloz Teixeira
  • José Salomão Schwartzman
  • Luiz Renato Rodrigues Carreiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.25859

Palavras-chave:

Problemas comportamentais, Transtorno de Déficit de Atenção/Hiperatividade, Adolescentes, Informantes.

Resumo

O objetivo do estudo foi avaliar a concordância entre múltiplos informantes sobre problemas de comportamento externalizantes e internalizantes de adolescentes entre 11 e 16 anos encaminhados para avaliação diagnóstica com queixas de desatenção e/ou hiperatividade. A amostra foi composta por 24 pais, 24 professores e 24 adolescentes que responderam aos questionários CBCL/6 18, TRF/6-18 e YSR/11-18, respectivamente, completando um total de 72 participantes. Em média, os pais reportaram mais problemas que os demais, o que levou a um maior número de casos na faixa clínica dos instrumentos. Os índices de concordância quanto à classificação dos problemas na faixa normal ou clínica dos instrumentos variaram de k = 0,333 a k = 0,120 e as correlações Q entre os pares de instrumentos variaram de 0,715 a 0,804, semelhantes às encontradas em trabalhos com amostras populacionais. As implicações para o diagnóstico clínico são discutidas tendo como base a importância da avaliação feita por múltiplos informantes para conhecer os comportamentos dos adolescentes com queixas de saúde mental em diferentes contextos e assim elaborar diagnósticos mais precisos e planejar intervenções mais adequadas.

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Biografia do Autor

Marina Monzani da Rocha, Universidade Presbiteriana Mackenzie

Psicóloga e Doutora em Psicologia Clínica pela Universidade de São Paulo (USP). Realizou estágio de doutorado na University of Vermont (UVM), onde aprofundou seus conhecimentos sobre avaliação empiricamente baseada e análise de grandes bases de dados. Foi bolsista do CNPq em projetos de iniciação científica e bolsista FAPESP durante o doutorado. Atualmente, atua como psicóloga clínica e é Professora Assistente do Programa de Pós-Graduação em Distúrbios do Desenvolvimento na Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM). Tem interesse em análise do comportamento, psicologia baseada em evidências, habilidades socioemocionais e problemas de comportamento, programas de prevenção e intervenção na primeira infância, orientação de pais e avaliação a partir de múltiplos informantes.

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Publicado

2017-12-27

Como Citar

da Rocha, M. M., Ribeiro, A. de F., Marino, R. L. de F., Cantiere, C. N., Teixeira, M. C. T. V., Schwartzman, J. S., & Carreiro, L. R. R. (2017). Contribuição de múltiplos informantes para avaliação comportamental de adolescentes com queixas de desatenção e hiperatividade. Psico, 48(4), 295–305. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2017.4.25859

Edição

Seção

Artigos