Bullying e problemas de comportamento referidos pelas vítimas e professores: resultados brasileiros

Felipe Alckmin-Carvaho, Renatha El Rafihi-Ferreira, Marcia Helena da Silva Melo

Resumo


Este estudo teve como objetivo avaliar a ocorrência de bullying em uma escola pública brasileira e comparar os problemas de comportamento relatados por vítimas ao informado por seus professores. A Escala de Violência Escolar foi utilizada para identificar os alunos vitimas de bullying. Para avaliar problemas comportamentais foram utilizados o Youth Self Report e o Teacher Report Form. Dos 154 adolescentes avaliados, 30 (19,4%) foram identificadas como alvos de bullying, (M idade=12,4 anos, DP=0,7), sendo 24 meninos (80%). Desses, 16 (53,3%) atingiram níveis clínicos de problemas internalizantes, 11(36,6%) de externalizantes e 13 (43,3%) de problemas totais. Esta sub-amostra relatou mais problemas de internalização (F=13,40,  p<0,001) e menos problemas de externalização (F=6,63, p<0,01) em comparação ao reportado pelos professores. A alta frequência de vítimas de bullying e os elevados escores de problemas internalizantes e externalizantes nessa sub-amostra apontam para a urgência de prevenir o bullying e tratar as vítimas.


Palavras-chave


Bullying; Vitimização; Violência na escola; Problemas de comportamento

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2017.1.23916

e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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