Interação pai-criança e problemas externalizantes na infância

Luna Maiana Araújo Freitas, Patrícia Alvarenga

Resumo


O presente estudo avaliou a relação entre as habilidades sociais e práticas educativas negativas paternas e os problemas externalizantes na infância. Participaram do estudo 33 pais de crianças entre seis e nove anos. Os pais responderam ao Roteiro de Entrevista das Habilidades Sociais Educativas Parentais (RE-HSE-P) e ao Inventário de Comportamentos da Infância e Adolescência 6-18 anos (CBCL). Os resultados revelaram correlações positivas entre as práticas negativas paternas e os problemas externalizantes. Discutem-se as implicações das práticas negativas para o desenvolvimento de problemas externalizantes. Destaca-se a importância de considerar o papel mediador da interação mãe-filho sobre as relações entre as práticas paternas e estes problemas.


Palavras-chave


Problemas externalizantes; Habilidades sociais; Relações pai-criança.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.4.23170

e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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