Inventário de habilidades sociais para adolescentes: evidências de validade de constructo e confiabilidade

Autores

  • Vanessa Barbosa Romera Leme Universidade Federal de São Carlos
  • Josiane Rosa Campos Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”
  • Susana Coimbra Universidade do Porto
  • Almir Del Prette Universidade Federal de São Carlos
  • Zilda Aparecida Pereira Del Prette Universidade Federal de São Carlos

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.20942

Palavras-chave:

Habilidades sociais, Adolescência, Análise fatorial, Confiabilidade.

Resumo

As habilidades sociais têm sido tomadas como um importante indicador de desenvolvimento social e emocional. Para avaliação desse repertório, tem-se, no contexto brasileiro, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Esse instrumento de medida é amplamente utilizado na investigação e intervenção, com propriedades psicométricas favoráveis obtidas por Análise de Componentes Principais (ACP). Este estudo visa comparar a estrutura obtida por ACP à obtida por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e verificar os indicadores de validade e confiabilidade produzidos por Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 2291 estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2 º ano do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram uma estrutura fatorial muito similar à originalmente produzida com a ACP, com seis fatores oblíquos confirmados pela AFC e com indicadores adequados de confiabilidade. Conclui-se que o IHSA-Del-Prette apresenta qualidades psicométricas que o recomendam para uso no contexto brasileiro.

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Biografia do Autor

Vanessa Barbosa Romera Leme, Universidade Federal de São Carlos

Pesquisadora de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal de São Carlos

Josiane Rosa Campos, Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”

Aluna do programa de Pós-Doutorado no Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem da Unesp-Bauru.

Susana Coimbra, Universidade do Porto

Professora na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade do Porto - Portugal

Almir Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Professor Titular pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

Zilda Aparecida Pereira Del Prette, Universidade Federal de São Carlos

Professora Titular pela Universidade Federal de São Carlos - UFSCar.

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Publicado

2016-06-23

Como Citar

Leme, V. B. R., Campos, J. R., Coimbra, S., Del Prette, A., & Del Prette, Z. A. P. (2016). Inventário de habilidades sociais para adolescentes: evidências de validade de constructo e confiabilidade. Psico, 47(3), 171–178. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.20942

Edição

Seção

Artigos