Inventário de habilidades sociais para adolescentes: evidências de validade de constructo e confiabilidade

Vanessa Barbosa Romera Leme, Josiane Rosa Campos, Susana Coimbra, Almir Del Prette, Zilda Aparecida Pereira Del Prette

Resumo


As habilidades sociais têm sido tomadas como um importante indicador de desenvolvimento social e emocional. Para avaliação desse repertório, tem-se, no contexto brasileiro, o Inventário de Habilidades Sociais para Adolescentes (IHSA-Del-Prette). Esse instrumento de medida é amplamente utilizado na investigação e intervenção, com propriedades psicométricas favoráveis obtidas por Análise de Componentes Principais (ACP). Este estudo visa comparar a estrutura obtida por ACP à obtida por Análise Fatorial Exploratória (AFE) e verificar os indicadores de validade e confiabilidade produzidos por Análise Fatorial Confirmatória (AFC). Participaram 2291 estudantes do 6º, 7º e 8º ano do Ensino Fundamental e do 1º e 2 º ano do Ensino Médio. Os resultados evidenciaram uma estrutura fatorial muito similar à originalmente produzida com a ACP, com seis fatores oblíquos confirmados pela AFC e com indicadores adequados de confiabilidade. Conclui-se que o IHSA-Del-Prette apresenta qualidades psicométricas que o recomendam para uso no contexto brasileiro.


Palavras-chave


Habilidades sociais; Adolescência; Análise fatorial; Confiabilidade.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2016.3.20942

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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