Apoio Social e Comportamentos de Risco na Adolescência

Autores

  • Cássia Ferrazza Alves Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Débora Dalbosco Dell'Aglio Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.18250

Palavras-chave:

Adolescência, Apoio Social, Comportamento de Risco.

Resumo

O apoio social tem sido considerado fator de proteção ao engajamento de adolescentes em comportamentos de risco. Este estudo investigou a relação entre apoio social e comportamentos de risco (comportamentos sexual, infracional, suicida e uso de substâncias) em 374 adolescentes de Porto Alegre, entre 12 e 18 anos, de escolas públicas. Os instrumentos utilizados foram uma escala de apoio social e questões que avaliaram comportamentos de risco. Análises foram realizadas com teste t de Student, Correlações de Pearson e Análise de Regressão Múltipla. Os resultados indicaram maior envolvimento em comportamentos de risco em adolescentes mais velhos e diferenças por sexo (meninos envolveram-se mais em comportamento infracional e sexual de risco e as meninas em comportamento suicida). O apoio da família e dos professores esteve associado ao menor envolvimento nesses comportamentos e o apoio dos amigos ao maior engajamento. Estratégias de prevenção e intervenção direcionadas aos jovens devem considerar a influência dessas variáveis na adesão aos comportamentos de risco.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Cássia Ferrazza Alves, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Doutoranda em Psicologia.

Débora Dalbosco Dell'Aglio, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Psicóloga, Doutora em Psicologia, Professora do PPG em Psicologia da UFRGS.

Referências

Abasse, M., Oliveira, R., Silva, T., & Souza, E. (2009). Análise epidemiológica da morbimortalidade por suicídio entre adolescentes em Minas Gerais, Brasil. Ciência e Saúde Coletiva, 14(2), 407-416. doi: 10.1590/S1413-81232009000200010

Albert, D., & Steinberg, L. (2011). Judgment and decision making in adolescence. Journal of Research on Adolescence, 21(1), 211-224. doi: 10.1111/j.1532-7795.2010.00724.x

Albert, D., Chein, J., & Steinberg, L. (2013). The teenage brain: Peer influences on adolescent decision making. Current Direction in Psychological Science, 22, 114-120. doi: 10.1177/0963721412471347

Alves, C. F., Zappe, J. G., & Dell’Aglio, D. D. (no prelo). Índice de comportamentos de risco (ICR): Construção e evidências de validade psicométrica. Estudos de Psicologia.

Amparo, D., Galvão, A., Cardenas, C., & Koller, S. H. (2008). A escola e as perspectivas educacionais de jovens em situação de risco psicossocial: Perspectivas educacionais dos jovens. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 69-88.

Araújo, Y., Neusa, C., Gomes, I., & Nóbrega, R. (2011). Enfrentamento do adolescente em condição crônica: Importância da rede social. Revista Brasileira de Enfermagem, 64(2), 281-286.

Auerbach, R., Bigda-Peyton, J., Eberhart, N., Webb, C., & Ringo Ho, M. (2011). Conceptualizing the prospective relationship between social support, stress, and depressive symptoms among adolescents. Journal of Abnormal Child Psychology, 39, 475-487. doi: 10.1007/s10802-010-9479-x

Bahls, S., & Bahls, F. (2002). Depressão na adolescência: Características clínicas. Interação em Psicologia, 6(1), 49-57.

Barbetta, P. A. (2001). Estatística aplicada às ciências sociais. Florianópolis: UFSC.

Bordini, G., & Sperb, T. (2012). Concepções de gênero nas narrativas de adolescentes. Psicologia: Reflexão e Crítica, 25(4), 738-746. doi: 10.1590/S0102-79722012000400013

Burleson, B., & Kunkel, A. (1996). The socialization of emotional support skills in childhood. Em G. Pierce, B. Sarason, & I. Sarason (Eds.), Handbook of social support and the family (pp. 105-140). New York: Plenum Press.

Braga, L. L., & Dell’Aglio, D. D. (2013). Suicídio na adolescência: Fatores de risco, depressão e gênero. Contextos Clínicos, 6(1), 2-14. doi: 10.4013/ctc.2013.61.01

Brener, N., Kann, L., Shanklin, S, Kinchen, S., Eaton, D., Hawkins, J., & Flint, K. (2013). Methodology of the youth risk behavior surveillance system-2013. Morbidity and Mortality Weekly Report, 62(1), 1-20.

Câmara, S. G., & Carlotto, M. (2007). Coping e gênero em adolescentes. Psicologia em Estudo, 12(1), 87-93. doi: 10.1590/S1413-73722007000100011

Câmara, S. G., Sarriera, J, C., & Carlotto, M. S. (2007). Predictores de conductas sexuales de riesgo entre adolescentes. Interamerican Journal of Psychology, 41(2), 161-166.

Centers for Disease Control and Prevention (2012). Youth Risk Behavior Surveillance System. Atlanta: MMWR.

Choo, H., & Sim, T. (2010). Health risk behaviours of foreign-born adolescents in Singapore: Exploration of risk factors in an Asian context. British Journal of Social Work, 40, 2203-2222. doi: 10.1093/bjsw/bcp160

Cobb, S. (1976). Social support as a moderator of life stress. Psychosomatic Medicine, 38(5), 300-314.

Colling, A. (2004). A construção histórica do feminino e do masculino. Em M. Strey, S. Cabeda, & D. Prehn (Eds.), Gênero e cultura: Questões contemporâneas (pp. 13-38). Porto Alegre: EDIPUCRS.

Costa, L. G. (2009). A rede de apoio social de jovens em situação de vulnerabilidade social e o uso de drogas. Dissertação de mestrado não publicada. Programa de Pós-Graduação em Psicologia. Universidade Federal do Rio Grande do Sul, RS.

Costa, M., Junior, G., Isolan, L., Acosta, J., Jarros, R., Blaya, C., ..., Manfro, G. (2013). Association between anxiety symptoms and problematic alcohol use in adolescents. Trends in Psychiatry and Psychotherapy, 35(2), 106-110. doi: 10.1590/S2237-60892013000200003

Dell’Aglio, D. D., Koller, S. H., Cerqueira-Santos, E., & Colaço, V. (2011). Revisando o Questionário da Juventude Brasileira: uma nova proposta. Em D. D. Dell’Aglio, & S. H. Koller (Eds.), Adolescência e juventude: Vulnerabilidade e contextos de proteção (pp. 259-270). São Paulo: Casa do Psicólogo.

Dumas, T., Ellis, W., & Wolfe, D. (2012). Identity development as a buffer of adolescent risk behaviors in the context of peer group pressure and control. Journal of Adolescence, 35, 917-927. doi: 10.1016/j.adolescence.2011.12.012

Ellis, A., Nixon, R., & Williamson, P. (2009). The effects of social support and negative appraisals on acute stress symptoms and depression in children and adolescents. British Journal of Clinical Psychology, 48, 347–361. doi: 10.1348/014466508X401894

Farias Júnior, J., Nahas, M., Barros, M., Loch, M., Oliveira, E., De Bem, M., & Lopes, A. (2009). Comportamento de risco à saúde em adolescentes no Sul do Brasil: prevalência e fatores associados. Revista Panamericana de Salud Publica, 25(4), 344-352.

Fosco, G., Stormshak, E., Dishion, T., & Winter, C. (2012). Family relationships and parental monitoring during middle school as predictors of early adolescent problem behavior. Journal of Clinical Child & Adolescent Psychology, 41(2), 202-213. doi: 10.1080/15374416.2012.651989

Lerner, R. M., & Galambos, N. L. (1998). Adolescent development: challenges and opportunities for research, programs, and policies. Annual Reviews Psychology, 49, 413-446.

Levandowski, D., Barth, B., Munhós, A., Rodde, W., Wendland, J. (2012). Apoio familiar e gestação na adolescência: Um estudo qualitativo com adolescentes do Vale dos Sinos/RS. Interamerican Journal of Psychology, 46, 297-306.

Locatelli, D., Martins, S., Moura, Y., Noto, A., Opaleye, E., & Sanchez, Z. (2011). Social factors associated to binge drinking: A cross-sectional survey among Brazilian students in private high schools. BCM Public Health, 11, 201-210. doi: 10.1186/1471-2458-11-201

Males, M. (2010). Is jumping off the roof always a bad idea? A rejoinder on risk taking and the adolescent brain. Journal of Adolescent Research, 25(1), 48-63. doi: 10.1177/0743558409353780

Michael, K., & Ben-Zur, H. (2007). Risk-taking among adolescents: Associations with social and affective factors. Journal of Adolescence, 30, 17-31. doi: 10.1016/j.adolescence.2005.03.009

Raffaelli, M., Koller, S. H., & Cerqueira-Santos, E. (2012). Protective factors moderate between risk exposure and problem behaviour among low income Brazilian adolescents. Psychology and Antisocial Behaviour in Schools, 9, 74–92.

Rueger, S., Malecki, C., & Demaray, M. (2010). Relationship between multiple sources of perceived social support and psychological and academic adjustment in early adolescence: Comparisons across gender. Journal of Youth Adolescence, 39, 47–61. doi: 10.1007/s10964-008-9368-6

Scott, J. (1995). Gênero: Uma categoria útil de análise histórica. Educação & Realidade, 20(2), 71-99.

Siqueira, A., Tubino, C., Schwarz, C., & Dell’Aglio, D. D. (2009). Percepção das figuras parentais na rede de apoio de crianças e adolescentes institucionalizados. Arquivos Brasileiros de Psicologia, 61(1), 176-190.

Springer, A., Parcel, G., Baumler, E., & Ross, M. (2006). Supportive social relationships and adolescent health risk behavior among secondary school students in El Salvador. Social Science & Medicine, 62, 1628-1640. doi: 10.1016/j.socscimed.2005.08.018

Squassoni, C. (2009). Suporte social: Adaptação transcultural do Social Support Appraisals e desenvolvimento socioemocional de crianças e adolescentes. Dissertação (Mestrado em Educação Especial). Programa de Pós-Graduação em Educação Especial, Universidade Federal de São Carlos, São Carlos, São Paulo.

Squassoni, C. E., & Matsukura, T. S. (2014). Adaptação transcultural da versão portuguesa do Social Support Appraisals para o Brasil. Psicologia: Reflexão e Crítica, 27(1), 1-10. doi: 10.1590/S0102-79722014000100009

Steinberg, L. (2004). Risk taking in adolescence: What changes, and why? Annals New Tork Academy of Sciences, 1021, 51-58.

Steinberg, L. (2007). Risk taking in adolescence: New perspectives from brain and behavioral science. Current Directions in Psychological Science, 16(2), 55-59. doi: 10.1111/j.1467-8721.2007.00475.x

Stengel, M. (2011). Discursos de pais e mães sobre a amizade em famílias com filhos adolescentes. Paidéia, 21(49), 217-225.

Taquette, S., Vilhena, M., & Paula, M. (2004). Doenças sexualmente transmissíveis e gênero: Um estudo transversal com adolescentes no Rio de Janeiro. Cadernos de Saúde Pública, 20(1), 282-290.

Vaux, A., Philips, J., Holly, L., Thompson, B., Williams, D., & Stewart, D. (1986). The Social Support Appraisals (SSA) Scale: Studies of reliability and validity. American Journal of Community Psychology, 4, 195-220.

Wagner, A., Falcke, D., Silveira, L., & Mosmann, C. (2002). A comunicação em famílias com filhos adolescentes. Psicologia em Estudo, 7(1), 75-80.

Wang, M., & Dishion, T. (2011). The trajectories of adolescents’ perceptions of school climate, deviant peer affiliation, and behavioral problems during the middle school years. Journal of Research on Adolescence, 22(1), 40-53. doi: 10.1111/j.1532-7795.2011.00763.x

Wang, M., & Eccles, J. (2012). Social support matters: Longitudinal effects of social support of three dimensions of school engagement from middle to high school. Child Development, 83(3), 877-895. doi: 10.1111/j.1467-8624.2012.01745.x

Weber, S., Puskar, K., & Ren, D. (2010). Relationships between depressive symptoms, perceived social support, self-esteem, e optimism in a sample of rural adolescents. Issues in Mental Health Nursing, 31, 584-588. doi: 10.3109/01612841003775061

White, H., & Jackson, K. (2005). Social and psychological influences on emerging adult drinking behavior. Alcohol, Research and Health, 28(4), 182-190.

Willoughby, T., Good, M., Adachi, P., Hamza, C., & Tavernier, R. (2013). Examining the link between adolescent brain development and risk taking from a social–developmental perspective. Brain and Cognition, 83, 315-323. doi: 10.1016/j.bandc.2013.09.008

Downloads

Publicado

2015-04-22

Como Citar

Alves, C. F., & Dell’Aglio, D. D. (2015). Apoio Social e Comportamentos de Risco na Adolescência. Psico, 46(2), 165–175. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.18250

Edição

Seção

Artigos