Cooperação e Altruísmo no Segundo Ano de Vida e Crenças e Práticas Maternas: Um Estudo Exploratório

Luciana Fontes Pessôa, Maria Lucia Seidl-de-Moura, Deise Maria Leal Fernandes Mendes, Rafael Vera Cruz de Carvalho, Laura Cristina Stobäus

Resumo


A integração das perspectivas de trajetórias de socialização e manifestações iniciais de cooperação e altruísmo foi investigada neste estudo com 37 crianças (17-26 meses) e suas mães, que responderam a inventários de metas de socialização e de práticas parentais no primeiro ano. As crianças realizaram tarefas de cooperação (em duplas) e de altruísmo. Os resultados indicaram a valorização de um perfil de autonomia-relacionada pelas mães. Dentre as duplas, 44% apresentaram cooperação. Não foram observadas diferenças de idade entre as crianças que cooperam e as que não, ou com escores das mães nas variáveis estudadas. Foi encontrada uma correlação positiva entre metas relacionais e altruísmo. O estudo contribui para a literatura de desenvolvimento social no contexto.


Palavras-chave


Cooperação; Altruísmo; Infância.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.2.17368

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