Normas de Desempenho em Compreensão de Leitura Textual para Crianças de 1º Ano a 6ª Série

Helena Vellinho Corso, Luciane Rosa Piccolo, Camila Schorr Miná, Jerusa Fumagalli Salles

Resumo


Este estudo apresenta as normas de desempenho para um instrumento, composto de duas tarefas diferentes, que avalia a compreensão leitora de textos narrativos. As tarefas de reconto (recordação livre) e questionário a partir da história “A Coisa” permitem avaliar crianças de 1º a 3º anos, enquanto as mesmas tarefas a partir da história “O Coelho e o Cachorro” avaliam crianças que cursam o 4º ano até a 6ª série. Participaram do estudo 176 crianças (51,7% meninas) com idades entre sete e 12 anos, de primeiro ano à sexta série do Ensino Fundamental, de escolas públicas e privadas de Porto Alegre-RS. Os escores normativos para crianças de 1º ano a 6ª série do Ensino Fundamental foram divididos por anos completos de escolarização e tipo de escola. Foram realizadas análises descritivas (média e desvio padrão) e comparação dos escores nas tarefas de compreensão textual segundo os anos completos de estudo formal e tipo de escola (públicas e privadas) das crianças (Mann-Whitney e Kruskal-Wallis). As crianças de anos escolares mais avançados apresentaram desempenho superior àquelas de séries iniciais. Estudantes de escolas privadas tiveram desempenho superior àqueles de escolas públicas. O instrumento mostra-se útil para diferenciar desempenhos para diferentes escolaridades e tipos de escolas e é de fácil aplicação. O instrumento pode ser utilizado por clínicos, pesquisadores e profissionais do meio escolar.

Palavras-chave


Compreensão leitora; Linguagem escrita; Avaliação da linguagem; Leitura; Crianças.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16900



e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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