O que Dizem Professores da Pré-Escola sobre Agressividade entre Crianças

Carolina Duarte de Souza, Mauro Luis Vieira, Maria Aparecida Crepaldi

Resumo


A agressividade na infância é queixa recorrente a clínicas psicológicas. Esta pesquisa, quanti-qualitativa, investigou como 26 professoras caracterizam e lidam com a agressividade entre pares de crianças na pré-escola. Os dados da Escala de Comportamento Social do Pré-escolar de 50 crianças foram analisados por cálculos estatísticos, e da Entrevista Sobre Agressividade em Pré-Escolares com 23 educadoras por análise de conteúdo categorial temática. As professoras caracterizaram as crianças como pouco agressivas e socialmente competentes, indicando uma correlação negativa do comportamento prossocial e da aceitação da criança pelos pares com a agressividade. As educadoras consideraram a agressividade decorrente de dificuldades de socialização e “bater em alguém” como comportamento indicativo desta. Para as professoras as crianças reagem aos atos agressivos sobretudo revidando-os, e a principal intervenção citada foi conversar com quem agride. Conclui-se que entre as educadoras a agressividade usualmente é considerada como uma inabilidade social, que necessita de intervenção.

Palavras-chave


Agressividade; Professores de pré-escola; Crianças em idade pré-escolar.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2015.1.16772



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