Supervisão em Serviços-Escola de Psicologia no Brasil: Perspectivas dos Supervisores e Estagiários

Autores

  • Margareth da Silva Oliveira Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Rodrigo Fernando Pereira Universidade de São Paulo
  • Ana Claudia Azevedo Peixoto Universidade Federal do Rio de Janeiro
  • Marina Monzani da Rocha Universidade Paulista
  • Nancy Ramacciotti de Oliveira-Monteiro Universidade Federal de São Paulo
  • Mônica Medeiros Kother Macedo Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Edwiges Ferreira de Mattos Silvares Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.15417

Palavras-chave:

Supervisão clínica, clínicas-escola, ensino da psicologia.

Resumo

Embora nos últimos 20 anos tenha havido um aumento do interesse pela caracterização da clientela e descrição do funcionamento dos serviços-escola de Psicologia, pouca atenção tem sido dada ao processo de supervisão que ocorre nesses centros. A supervisão no contexto clínico tem como característica fundamental contemplar, ao mesmo tempo, aspectos relativos ao aprendizado e aspectos relacionados à relação terapêutica. Neste trabalho, foi utilizado um instrumento que avaliava a supervisão de acordo com os fatores empatia, aprimoramento do aprendizado e compreensão. O questionário, desenvolvido em duas versões, foi respondido online por 126 supervisores e 238 estagiários de Psicologia de diversas regiões do país. Verificou-se que a supervisão é, de forma geral, bem avaliada tanto por supervisores como por supervisionandos, embora existam algumas discrepâncias significativas na visão dos dois grupos.

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Publicado

2014-08-19

Como Citar

Oliveira, M. da S., Pereira, R. F., Azevedo Peixoto, A. C., Monzani da Rocha, M., Ramacciotti de Oliveira-Monteiro, N., Medeiros Kother Macedo, M., & de Mattos Silvares, E. F. (2014). Supervisão em Serviços-Escola de Psicologia no Brasil: Perspectivas dos Supervisores e Estagiários. Psico, 45(2), e1-e9. https://doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.15417

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