Estabelecendo relação entre autoconceito e desempenho acadêmico de crianças escolares

Fabiana Cia, Elizabeth Joan Barham

Resumo


Este estudo teve por objetivo verificar a relação entre o autoconceito e o desempenho acadêmico de crianças escolares. Cinqüenta e oito crianças da 5a e 6a séries do Ensino Fundamental foram avaliadas em relação ao autoconceito e ao desempenho acadêmico, usando o Self-description Questionnaire 1 – SDQ1 e o Teste de Desempenho Escolar – TDE, respectivamente. Os resultados demonstraram que: (a) o autoconceito não acadêmico estava positivamente correlacionado com a pontuação em escrita do TDE; e (b) o autoconceito acadêmico e total estavam positivamente correlacionados com a pontuação em aritmética, escrita, leitura e total do TDE. Tais resultados são tomados como sugestivos da importância do autoconceito sobre o desempenho acadêmico e da necessidade de programas que visem maximizar o desenvolvimento socioemocional das crianças.
Palavras-chave: Autoconceito; desempenho acadêmico; crianças escolares; desenvolvimento socioemocional; educação especial.

Palavras-chave


autoconceito; desempenho acadêmico; crianças escolares; desenvolvimento socioemocional; educação especial.

Texto completo:

PDF


ISSN: 0103-5371

e-ISSN: 1980-8623

Copyright: © 2014 EDIPUCRS

 

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Apoio Institucional – fev./dez. 2012 referente ao Edital MCTI/CNPq/MEC/CAPES Nº. 15/2011



Licença Creative Commons
Este trabalho foi licenciado com uma Licença Creative Commons - Atribuição - NãoComercial - SemDerivados 3.0 Não Adaptada.