Análise da produção científica sobre a Síndrome de Burnout no Brasil

Mary Sandra Carlotto, Sheila Gonçalves Câmara

Resumo


O presente estudo objetivou analisar a produção científica brasileira sobre a Síndrome de Burnout no Brasil. Para tanto, procedeu-se à busca bibliográfica nas bases de dados eletrônicas BVS, IndexPsi e Pepsic em março de 2007. Foram utilizadas as palavras-chave Síndrome de Burnout, Burnout, Síndrome do esgotamento profissional. Dessa busca, foram extraídos resumos e classificados de acordo com as categorias: revisão teórica, relato de pesquisa e validação de instrumento. Foram identificados 27 artigos, sendo a maioria pertencente à categoria relato de pesquisa. As categorias profissionais mais investigadas são as de professores e profissionais da saúde, sendo as publicações realizadas em revistas de psicologia e os anos de maior produção foram os de 2002 e 2005.

Palavras-chave
: Síndrome de Burnout; avaliação psicológica.

Palavras-chave


Síndrome de Burnout; avaliação psicológica

Texto completo:

PDF




e-ISSN: 1980-8623

ISSN-L: 0103-5371

*********************************

Este periódico é membro do COPE (Committee on Publication Ethics) e adere aos seus princípios. http://www.publicationethics.org

Licença Creative Commons

Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.

 

 

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS