Implicações metapsicológicas e clínicas da conceituação da sublimação na obra de Freud

Sissi Vigil Castiel

Resumo




Este trabalho tem como objetivo pensar a respeito das diversas formulações freudianas a respeito da sublimação, a medida em que se trata de um conceito que não foi plenamente elaborado. Para tanto, se faz uma articulação com as diversas rupturas empreendidas por Freud no conceito de sexualidade. Além disso, trata-se de articular o conceito de sublimação com outros conceitos metapsicológicos e clínicos de maneira que se possa ampliá-lo.

Palavras-chave: sublimação; sexualidade; narcisismo; pulsão de morte, Eros.

ABSTRACT

Metapsychological and clinical implications of the sublimation concept in Freud’s work


This report purposes an analysis concerning the different formulations of sublimation through Freud’s work, since this concept was never totally elaborated. In order to do this as articulation with several ruptures undertook by Freud over his sexuality concept was made. An articulation of the sublimation concept with others metapsychological and clinical concepts was also made in order to amplify it.

Key words: Sublimation; sexuality; narcissism; death instinct; Eros.

Palavras-chave


Sublimação, Sexualidade, Narcisismo, Pulsão de morte, Eros

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.