Modelos de Self e Expressão Emocional em Bebês: Concepções de Mães e Outras Cuidadoras

Deise Maria L. Fernandes Mendes, Lilia Iêda Cavalcante

Resumo


Este estudo investigou metas de socialização que expressam expectativas e objetivos relacionados ao desenvolvimento emocional da criança por mães, avós, babás e cuidadoras de creche. As 120 participantes preencheram questionários e foram realizados testes estatísticos. Os resultados mostraram que entre as mães, 60% consideraram que crianças devem aprender a controlar emoções durante os três primeiros anos, enquanto 60% das outras cuidadoras, não. Todas acharam importante uma criança sorrir, e mais de 90% acreditavam que ao sorrir é mais importante ela manifestar suas emoções do que mostrar-se simpática com as pessoas. A alegria foi indicada como a emoção que mais cedo a criança manifesta. Foram encontradas diferenças estatisticamente significativas entre os grupos de participantes para o surgimento do nojo F(1,117)=3,92, surpresa F(1,118)=6,78, interesse F(1,118)=4,30, e aflição F(1,117)=4,97. Tais resultados são discutidos em termos da valorização da expressão emocional em crianças, associada a tendências para socialização segundo um modelo de self autônomo ou relacional.

Palavras-chave


Desenvolvimento emocional. Bebês. autonomia. Crenças (não-religiosas). Cuidadores.

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