Dificuldades na Trajetória Universitária e Rede de Apoio de Calouros e Formandos

Clarissa Tochetto de Oliveira, Ana Cristina Garcia Dias

Resumo


A entrada na universidade envolve mudanças em relação ao ensino médio que demandam adaptação dos estudantes. Essas mudanças podem constituir dificuldades para os alunos, que, frequentemente, buscam auxílio na sua rede de apoio para lidar com as mesmas. Buscou-se conhecer e comparar as percepções de calouros e formandos sobre as principais dificuldades encontradas durante o Ensino Superior e a quem recorrem quando se deparam com essas situações. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 24 discentes de uma universidade do Rio Grande do Sul. As informações coletadas foram submetidas à análise de conteúdo temática. Identificaram-se três categorias: (1) dificuldades durante a graduação, (2) rede de apoio e (3) mudanças nas relações com os familiares. Foram observadas semelhanças e diferenças entre calouros e formandos quanto aos aspectos investigados. As semelhanças parecem decorrer das demandas características da trajetória universitária e as diferenças podem estar associadas às transformações vividas pelos alunos durante a vida universitária.

Palavras-chave


Estudantes universitários; adaptação acadêmica; rede de apoio; pais.

Texto completo:

PDF

Referências


Arnett, J. J. (2011). Emerging adulthood(s): The cultural psychology of a new life stage. In J. A. Lene, (Ed.). Bridging cultural and development approaches to psychology: New synthesis in theory, research and policy (pp. 255-275). Oxford: University Press.

Bardin, L. (1979). Análise de Conteúdo. Lisboa: Edições 70.

Beck, R., Taylor, C., & Robbins, M. (2003). Missing home: sociotropy and autonomy and their relationship to psychological distress and homesickness in college freshmen. Anxiety, Stress and Coping, 16, 155-162. doi: 10.1080/10615806.2003.10382970

Bryant, B. K., Zvonkovic, A. M., & Reynolds, P. (2006). Parenting in relation to child and adolescent vocational development. Journal of Vocational Behavior, 69, 149-175. http://dx.doi.org/10.1016/j.jvb.2006.02.004

Castro, T. G., Abs, D., & Sarriera, J. C. (2011). Análise de conteúdo em pesquisas de Psicologia. Psicologia: Ciência & Profissão, 31(4), 814-825. http://dx.doi.org/10.1590/S1414-98932011000400011

Cunha, S. M., & Carrilho, D. M. (2005). O processo de adaptação ao ensino superior e o rendimento acadêmico. Psicologia Escolar e Educacional, 9(2), 215-224. http://dx.doi.org/10.1590/S1413-85572005000200004.

DeAndrea, D. C., Ellison, N. B., LaRose, R., Steinfield, C., & Fiore, A. (2012). Serious social media: On the use of social media for improving students’ adjustment to college. Internet and Higher Education, 15, 15-23.

Diniz, A. M., & Almeida, L. S. (2006). Adaptação à universidade em estudantes de primeiro ano: Estudo diacrónico da interacção entre o relacionamento com pares, o bem-estar pessoal e o equilíbrio emocional. Análise Psicológica, 1(XXIV), 29-38

Dutra-Thomé, L. (2013). Emerging adulthood in southern brazilians from differing socioeconomic status: social and subjective markers. (Tese de Doutorado, Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Ferreira, J. A., Almeida, L. S., & Soares, A. P. C. (2001). Adaptação acadêmica em estudantes de 1º ano: diferenças de género, situação de estudante e curso. Psico-USF, 6(1), 01-10.

Friedlander, L. J., Reid, G. J., Shupak, N., & Cribbie, R. (2007). Social support, self-esteem, and stress as predictors of adjustment to university among first-year undergraduates. Journal of College Student Development, 48(3), 259-274.

Johnson, V. J., Gans, S. E., Kerr, S., & LaValle, W. (2010). Managing the transition to college: family functioning, emotion coping, and adjustment in emerging adulthood. Journal of College Student Development, 51(6), 607-621.

Khademi, A., & Aghdam, A. A. F. (2013). The role of personality traits and resilience on homesickness of college students. Procedia – Social and Behavioral Sciences, 82(3), 537-541. http://dx.doi.org/10.1016/j.sbspro.2013.06.305

Llamas, J., & Ramos-Sánchez, L. (2013). Role of peer support on intragroup marginalization for latino undergraduates. Journal of Multicultural Counseling and Development, 41(3), 158-168. doi: 10.1002/j.2161-1912.2013.00034.x

Lidy, K. M., & Kahn, J. H. (2006). Personality as a predictor of first-semester adjustment to college: the mediational role of perceived social support. Journal of College Counseling, 9, 123-134. doi: 10.1002/j.2161-1882.2006.tb00099.x

Liporace, M. F., González, N. C., Ongarato, P., Saavedra, E., & Iglesia, G. (2009). Estrategias de afrontamiento frente a problemas académicos en estudiantes medios y universitarios. Revista Iberoamericana de Diagnòstico y Evaluaciòn Psicològica, 27(1), 63-84.

London, B., Rosenthal, L., Levy, S., & Lobel, M. (2011). The influences of perceived identity compatibility and social support on women in nontraditional fields during the college transition. Basic and Applied Social Psychology, 33, 304-321. doi: 10.1080/01973533.2011.614166

Mounts, N. S., Valentiner, D. P., Anderson, K. L., & Boswell, M. K. (2006). Shyness, sociability, and parental support for the college transition: relation to adolescents’ adjustment. Journal of Youth and Adolescence, 35(1), 71-80. doi: 10.1007/s10964-005-9002-9

Nelson, L. J. (2009). An examination of emerging adulthood in Romanian college students. International Journal of Behavioral Development, 33(5), 402-411. doi: 10.1177/0165025409340093

Nijhof, K. S., & Engels, R. C. M. E. (2007). Parenting styles, coping strategies, and the expression of homesickness. Journal of Adolescence, 30, 709-720. http://dx.doi.org/10.1016/j.adolescence.2006.11.009

Oliveira, C. T., Wiles, J. M., Fiorin, P. C., & Dias, A. C. G. (no prelo). Percepções de estudantes universitários sobre a relação professor-aluno. Psicologia Escolar e Educacional.

Páramo, M. F., Rodriguéz, M. S., Tinajero, C., Guisande, M. A., Castelo, A. M., Martinez, Z., & Almeida, L. S. (2010). Relevancia de los sistemas de soporte social y nivel de integración en el marco de la convergencia al espacio europeo de Educación Superior: una propuesta de investigación en la Universidad de Santiago de Compostela. In Actas do Congresso Ibérico Ensino Superior em Mudança: tensões e possibilidades (p. 441), Braga: Universidade do Minho.

Pinto, H. R., & Soares, M. C. (2004). Approches de l’influence dês parents sur le développement vocationnel des adolescents. L’orientation scolaire et professionnelle, 33(1), 1-18.

Pittman, L. D., & Richmond, A. (2008). University belonging, friendship quality, and psychological adjustment during the transition to college. Journal of Experimental Education, 76(4), 343-361. doi: 10.3200/JEXE.76.4.343-362

Reynolds, M. A. (2013). Trapped in transition: Examining first-semester college students’ discursive struggles about home and school. (Tese de Doutorado, University of Kentucky).

Rosin, A. B. (2012). Bem-estar subjetivo, personalidade e vivências acadêmicas em estudantes universitários (Monografia de especialização em psicologia, Universidade Federal do Rio Grande do Sul).

Rull, M. A. P., Sánchez, M. L. S., Cano, E. V., Méndez, M. T. C., Montiel, P. H., & García, F. V. (2011). Estrés académico en estudiantes universitarios. Psicología y Salud, 21(1), 31-37.

Scopellti, M., & Tiberio, L. (2010). Homesickness in university students: the role of multiple place attachment. Environment and behavior, 42(3), 335-350. doi: 10.1177/0013916510361872

Seiter, L. N., & Nelson, L. J. (2011). An examination of emerging adulthood in college students and nonstudents in India. Journal of Adolescent Research, 26(4), 506-536. doi: 10.1177/ 0743558410391262

Smith, M. E. (2014). Connecting students and families for support during the college transition. In Doctoral Consortium, XVII ACM Conference on Computer Supported Cooperative Work & Social Computing (p. 93). Baltimore, Maryland: Association for Computing Machinery. doi: 10.1145/2556420.2556832

Soares, A. P., Guisande, M. A., & Almeida, L. S. (2007). Autonomía y ajuste académico: un estudio con estudiantes portugueses de primer año. International Journal of Clinical and Health Psychology, 7(3), 753-765.

Soares, A.P. (2003). Transição e adaptação ao Ensino Superior: Construção e validação de um modelo multidimensional de ajustamento de jovens ao contexto universitário. (Tese de Doutorado, Universidade do Minho).

Teixeira, M. A. P., Castro, G. D., & Piccolo, L. R. (2007). Adaptação à universidade em estudantes universitários: um estudo correlacional. Interação em Psicologia, 11(2), 211-220.

Teixeira, M. A. P., Dias, A. C. G., Wottrich, S. H., & Oliveira, A. M. (2008). Adaptação à universidade em jovens calouros. Revista Semestral da Associação Brasileira de Psicologia Escolar e Educacional, 12(1), 185-202.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.13347

e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.