Intoxicação crônica por chumbo e implicações no desempenho escolar

Autores

  • Veronica Aparecida Pereira Universidade Federal da Grande Dourados
  • Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru

Palavras-chave:

exposição ambiental, intoxicação por chumbo, desempenho escolar

Resumo

Compreender as implicações da contaminação por chumbo contribui para o planejamento de políticas públicas mais efetivas para eliminação da exposição ao metal ou orientação de intervenções que minimizem os seus efeitos. Neste artigo o desempenho acadêmico de crianças contaminadas por chumbo foi avaliado em dois estudos. Para os participantes dos dois estudos as variáveis: contaminação crônica, escola, moradia e condições socioeconômicas foram semelhantes. No Estudo 1, transversal, objetivou-se avaliar a influência da pumblemia em 28 participantes, de ambos os sexos,de sete e quinze anos, separados em dois grupos de acordo com o nível de contaminação. No Estudo 2, longitudinal objetivou-se avaliar os efeitos da pumblemia no desempenho escolar de 10 crianças em um intervalo de quatro anos. Para do desempenho acadêmico foi utilizado o Teste de Desempenho Escolar (TDE). Os resultados do Estudo 1 apontaram para desempenho inferior significante para crianças com maior nível de contaminação. No Estudo 2, verificou-se que o nível de desempenho escolar continua significantemente inferior ao esperado para a série em que se encontram. Os dados parecem indicar para os efeitos deletérios da contaminação por chumbo no desempenho escolar.

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Biografia do Autor

Veronica Aparecida Pereira, Universidade Federal da Grande Dourados

Psicóloga, formada pela Unesp de Bauru, Doutora em Educação Especial pela UFSCar - São Carlos, Docente do curso de Psicologia da Universidade Federal da Grande Dourados - Dourados - MS.

Olga Maria Piazentin Rolim Rodrigues, Universidade Estadual Paulista - Campus de Bauru

Livre docente da Universidade Estadual Paulista – Faculdade de Ciências - Departamento de Psicologia – Bauru-SP – Brasil. Professora do curso de Psicologia e do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Desenvolvimento e Aprendizagem.

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Publicado

2014-02-11

Como Citar

Pereira, V. A., & Rodrigues, O. M. P. R. (2014). Intoxicação crônica por chumbo e implicações no desempenho escolar. Psico, 44(4), 571–580. Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/12688

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