Bullying: Conhecimentos, Atitudes e Crenças de Professores

Jorge Luiz da Silva, Wanderlei Abadio de Oliveira, Marina Rezende Bazon, Sálua Cecilio

Resumo


O presente estudo investigou se professores de 6º ano do Ensino Fundamental conheciam, identificavam e como intervinham nas situações de bullying ocorridas em sala de aula. Participaram seis professores e os dados foram obtidos por meio da técnica de grupo focal, em 2010. Utilizou-se a análise de conteúdo no tratamento do material coletado. Dentre os resultados, obteve-se que os professores não possuíam conhecimentos suficientes acerca das principais características deste fenômeno, bem como a respeito de sua gravidade, indicando realizarem intervenções, em sua maioria, pontuais, circunscritas aos eventos identificados e após a ocorrência desses. Também referiram sentirem-se insuficientemente preparados para identificarem e lidarem com as agressões praticadas pelos alunos. Assim sendo, depreende-se que a formação dos professores constitui um aspecto importante a ser trabalhado em programas de prevenção e intervenção sobre o bullying escolar.

Palavras-chave


Bullying; violência escolar; interação professor-aluno; agressividade; adolescência.

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DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-8623.2014.2.12683



e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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