Avaliação Neuropsicológica de Habilidades Atentivas em Pacientes com Transtorno Depressivo Maior

Natália Gomes dos Reis Dutra, Sony Cléa de Souza Santos, Márlison José Lima de Aguiar, Cilene Rejane Ramos Alves de Aguiar

Resumo


O Transtorno Depressivo Maior (TDM) é um transtorno de humor que frequentemente cursa com prejuízos cognitivos. Estudos têm demonstrado que déficits cognitivos persistem mesmo após a melhora ou remissão total dos sintomas de-pressivos. Entretanto, pouco se sabe sobre o funcionamento da atenção concentrada e difusa após a fase aguda do trans-torno. O presente estudo objetivou realizar uma avaliação neuropsicológica dessas habilidades atentivas em pacientes ambulatoriais com TDM, em fase de continuação ou manutenção do tratamento, comparando dois grupos: 1 – Grupo Diagnosticado (GD), constituído por pacientes ambulatoriais com diagnóstico de TDM, e 2 – Grupo Controle (GC), formado por indivíduos sem diagnóstico para TDM. Participaram 26 indivíduos, de ambos os sexos, com idades entre 20 e 55 anos, avaliados através da Bateria Geral de Funções Mentais 1 e 2. Os resultados demonstraram prejuízo da atenção concentrada e difusa entre os membros do GD. Os achados sugerem comprometimento da rede neural fronto-parietal.

Palavras-chave


Depressão; Avaliação neuropsicológica; Atenção concentrada; Atenção difusa.

Texto completo:

PDF


e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


Exceto onde especificado diferentemente, aplicam-se à matéria publicada neste periódico os termos de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional, que permite o uso irrestrito, a distribuição e a reprodução em qualquer meio desde que a publicação original seja corretamente citada.