Apresentação de uma Proposta da Educação de Pais e Mães de Família

María del Lujan González Tornaría, Alvaro Capano, Albertina Guerra, Laura Scafarelli

Resumo


Este artigo relata as experiências realizadas a partir de Oficinas de Formação de Pais desenvolvidas em 2011 pela
Faculdade de Psicologia da Universidade Católica do Uruguai. Vinte e quatro oficinas foram realizadas em seis
instituições educativas católicas de Montevidéu e do país. Os objetivos das oficinas foram: criar espaços de reflexão
e participação entre os pais, fomentar a criação de grupos de debate e fortalecer o vínculo entre instituição escolar
e família. A experiência envolveu 130 pais de alunos de primeiro e segundo anos da Ensino Médio. A avaliação foi
realizada através de questionários fechados para os país e las referências institucionais. As principais conclusões são:
os pais participantes relataram que a educação de pais é necessária para o desempenho de seu papel e que a mesma
resulta fortalecida caso as instituições educacionais apoiem e acompanhem este processo.

Palavras-chave


Educação dos pais; programas de educação dos pais.

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e-ISSN: 1980-8623 | ISSN-L: 0103-5371


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