A influência da promoção nas relações de amizade no ambiente de trabalho

Autores

  • Adriana Schujmann Universidade Federal do Rio Grande do Sul
  • Silvia Generali da Costa Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Palavras-chave:

Relações interpessoais, amizade no ambiente de trabalho, promoção.

Resumo

Em um local estressante de trabalho, os amigos podem fornecer apoio e compreensão. Perder um amigo no trabalho significa deixar de ter uma fonte de ajuda (Sias, Heath, Perry, Silva e Fix, 2004). O rompimento de um relacionamento de amizade, em uma organização, pode ocorrer por vários motivos, como as personalidades dos amigos, as expectativas conflituosas, as traições e as promoções. Nesta pesquisa, optou-se por explorar as promoções e compreender, a partir da percepção dos pares entrevistados, sua influência nas relações de amizade. Foi utilizada a abordagem qualitativa, com entrevistas semi-estruturadas em profundidade, aplicadas a seis díades, em quatro empresas de grande porte, analisadas através de análise de conteúdo. O estudo apontou para o questionamento quanto à existência da relação de amizade no local de trabalho e evidencia a falta de consenso na caracterização deste tipo de relação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Como Citar

Schujmann, A., & da Costa, S. G. (2012). A influência da promoção nas relações de amizade no ambiente de trabalho. Psico, 43(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/11092

Edição

Seção

Artigos