Participação Social em Saúde: Contribuições da Psicologia Comunitária

Autores

  • Léo Barbosa Nepomuceno Universidade Federal do Ceará
  • Verônica Morais Ximenes Universidade Federal do Ceará
  • Ana Ester Maria Melo Moreira UFC
  • Bárbara Barbosa Nepomuceno UFC

Palavras-chave:

Participação, Sistema Único de Saúde, psicologia comunitária.

Resumo

O objetivo desse artigo é discutir participação social em saúde no Sistema Único de Saúde (SUS), relacionando contribuições teóricas e práticas da Psicologia Comunitária. No caso das políticas públicas de saúde, a participação está associada ao controle social que a população deve exercer enquanto sujeitos de direitos a partir da implantação do SUS. No entanto, muitas práticas de participação são exercidas de forma burocrática e legalista, sem possibilitar espaços democráticos e reforçando posturas autoritárias. Então é nessa problematização que incorporamos conceitos e práticas da Psicologia Comunitária. A metodologia foi o levantamento bibliográfico sobre participação no SUS e as contribuições da Psicologia Comunitária, além de apresentar três experiências em participação social na saúde. As políticas públicas de saúde precisam incorporar experiências em participação desenvolvidas em espaços comunitários a fim de repensar o modelo legalista, que se encontra presente no dia a dia do SUS, e ouvir mais seus usuários.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Léo Barbosa Nepomuceno, Universidade Federal do Ceará

Bsicólogo Especialista com Residência Multiprofissional em Saúde da Família; Mestrando em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Membro do Corpo Docente da Escola de Formação em Saúde da Família Visconde de Sabóia em Sobral - CE.

Verônica Morais Ximenes, Universidade Federal do Ceará

Profa. da Graduação e do Mestrado em Psicologia da Universidade Federal do Ceará. Pós- Doutora em Psicologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul e Doutora em Psicologia pela Universidade de Barcelona. Bolsista PQ do CNPq.

Ana Ester Maria Melo Moreira, UFC

Prof.ª Substituta do Departamento de Psicologia/Universidade Federal do Ceará. Mestre em Saúde Pública pela Universidade Federal do Ceará/ Coordenação do Núcleo de Psicologia Comunitária (NUCOM). Rede Interdisciplinar de Pesquisa em Sistemas e Serviços de Saúde (RIPASS).

Bárbara Barbosa Nepomuceno, UFC

Bolsista CNPq/CAPES Demanda Social. Mestranda em Psicologia na Universidade Federal do Ceará. Master em Intervenção Psicossocial pela Universidade de Barcelona. Graduada em Psicologia pela Universidade Federal do Ceará.

Downloads

Publicado

2012-12-19

Como Citar

Nepomuceno, L. B., Ximenes, V. M., Moreira, A. E. M. M., & Nepomuceno, B. B. (2012). Participação Social em Saúde: Contribuições da Psicologia Comunitária. Psico, 44(1). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10102

Edição

Seção

Artigos

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)