Os efeitos de diferentes configurações de agentes de recomendação online na tomada de decisão do consumidor

Autores

  • Jordana M. Liberali Erasmus University Rotterdam
  • Po Yee Yuen Erasmus University Rotterdam

Palavras-chave:

comportamento do consumidor, agentes recomendadores, tomada de decisão, motivação, intençãode compra.

Resumo

Este estudo investiga os efeitos de diferentes configurações de agentes de recomendação online na tomada de decisão do consumidor. 104 consumidores online de roupas participaram desse estudo (66,3% do sexo feminino) respondendo a um questionário online que apresentava diferentes configurações de agentes de recomendação. Contrariamente à noção de que um grande número de escolhas levaria a uma sobrecarga de informações e desmotivaria os consumidores (Iyengar e Lepper, 2000; Scheibehenne et al., 2008), esse artigo mostra que participantes são mais motivados à pesquisar por produtos e mais dispostos a comprar de um web site com um agente recomendador que apresenta 16 produtos comparado com 4 produtos e são mais motivados à pesquisar por produtos e mais dispostos a comprar de um web site que apresenta 16 produtos de uma vez ao invés de quatro de cada vez. Tendo como base a teoria do traço difuso (Reyna, 2008), nós argumentamos que a sobrecarga de informações não afeta as escolhas porque as pessoas tendem a raciocinar com base em representações de essência ao invés de com base em informações literais. Ainda, a presença de marcas aumenta a motivação em pesquisar por produtos e a disposição em comprar produtos recomendados. Esses resultados podem ser explicados pelo fato de que marcas, assim como estereótipos (Janiszewski e Osselaer, 2000; Keller, 2003), ajudam as pessoas a extrair a essência da informação sendo exposta (Brainerd e Reyna, 2005).

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Jordana M. Liberali, Erasmus University Rotterdam

PhD student Department of Marketing School of Economics, Erasmus University Rotterdam

Po Yee Yuen, Erasmus University Rotterdam

Erasmus University Rotterdam, Roterdã, Holanda. Jordana Folle de Menezes Liberali – Erasmus University Rotterdam, Roterdã, Holanda.

Publicado

2012-02-29

Como Citar

Liberali, J. M., & Yuen, P. Y. (2012). Os efeitos de diferentes configurações de agentes de recomendação online na tomada de decisão do consumidor. Psico, 42(4). Recuperado de https://revistaseletronicas.pucrs.br/ojs/index.php/revistapsico/article/view/10025

Edição

Seção

Artigos