A retórica visual da pós-modernidade

Autores

  • Flávio V. Cauduro Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul
  • Pedro Perurena

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4807

Palavras-chave:

Retórica visual, publicidade, pós-modernidade

Resumo

Em um trabalho anterior,(Cauduro 2005b), apresentamos uma possível classificação das imagens contemporâneas (pós-modernas) em dez categorias, buscando mostrar traços típicos que as diferenciavam daquelas consideradas modernas. Salientamos como as representações visuais ditas pós-modernas podem ampliar a liberdade de criação dos comunicadores visuais. Na análise abaixo, verificamos a presença efetiva de tais características visuais nas campanhas publicitárias mundiais contemporâneas, utilizando os exemplos selecionados pela revista bimestral Lürzer's Archive, como representativos dos anúncios mais criativos no mundo. A seleção abrangeu os exemplos publicados na revista a partir do segundo bimestre de 2005 até o final do primeiro bimestre de 2006, período que compreendeu 6 edições consecutivas dessa publicação.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Flávio V. Cauduro, Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Professor da Faculdade de Comunicação Social da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul

Pedro Perurena

Diretor de arte e designer

Referências

ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. São Paulo: Difel, 1959.

BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. 10. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

BARTHES, Roland; O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland; COHEN, Jean. Pesquisas de Retórica. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

CAUDURO, F. V. & RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, v. 7, p. 195-205, 2005.

CAUDURO, Flávio Vinicius. Uma nova visualidade: as imagens da pós-modernidade. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, Santo Amaro, São Paulo: SBDi & Universidade Federal

do Paraná, 2005.

CAUDURO, F. V. Graphic design: from monotony to entropy. In: Selected Readings of the Information Design International Conference 2003. Recife : Sociedade Brasileira de Design da Informação, p. 28-35, 2005.

CAUDURO, F. V.& RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Algumas características das imagens contemporâneas In: XIV Encontro Anual do COMPÓS, 2005, Niterói. Anais do XIV Encontro Anual COMPÓS. Niterói, Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, v. 1. p. 1-11, 2005.

COELHO Neto, José Teixeira. Moderno e Pós-moderno. Porto Alegre: L&PM, 1990.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15 ed. São Paulo: Ática, 1997.

FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

HEIMANN, Jim. 50's All-American Ads. Köln: Taschen, 2001.

HELLER, Steven; MEGGS, Philip B.. Texts on type: critical writings on typography. Nova Iorque: Allworth Press, 2001.

LOVEJOY, Margot. Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1997.

MEGGS, Philip B.. A history of graphic design. 3ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons, Inc., 1998.

NIETZSCHE, Friedrich Wilheim. Da Retórica. 2 ed. Lisboa: Vega, 1999.

POYNOR, Rick. No More Rules. New Haven: Yale University Press, 2003.

RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Imagem: estética moderna e pós-moderna. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A Linguagem da Propaganda. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.

Downloads

Publicado

2009-01-27

Como Citar

Cauduro, F. V., & Perurena, P. (2009). A retórica visual da pós-modernidade. Revista FAMECOS, 15(37), 107–114. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4807

Edição

Seção

Espetacularização contemporânea