“MULHERES DIFÍCEIS”: A anti-heroína na ficção seriada televisiva americana

Autores

  • Mayka Castellano Universidade Federal Fluminense - UFF
  • Melina Meimaridis Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27007

Palavras-chave:

Séries Televisivas. Anti-herói. Personagens Femininas

Resumo

Tendo em vista a expressiva quantidade de séries televisivas centradas em anti-heróis com destaque nas últimas décadas, tais como The Sopranos, Mad Men e Dexter, este artigo busca pensar a figura da anti-heroína. Para isso, apresentamos uma perspectiva histórica sobre a representação das mulheres nesse tipo de produção, destacando papéis recorrentes e suas implicações sociais. Para problematizar o contexto contemporâneo, quando personagens femininas mais complexas começam a aparecer, tomamos como objeto central da análise o drama   e partimos do pressuposto de que, embora apontem uma diversificação nas formas de representação da vivência feminina na ficção, as anti-heroínas são construídas através da aproximação ora com elementos tradicionalmente associados ao universo masculino, ora com habituais estereótipos de gênero.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Mayka Castellano, Universidade Federal Fluminense - UFF

Professora do Programa de Pós-Graduação em Comunicação e do Departamento de Estudos Culturais e Mídia da Universidade Federal Fluminense. Realizou estágio de pós-doutorado no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Cultura da Universidade Federal do Rio de Janeiro (ECO/UFRJ). Doutora em Comunicação e Cultura pela mesma instituição, na linha Mídia e Mediações Socioculturais.

Melina Meimaridis, Universidade Federal Fluminense

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal Fluminense. Mestre pela mesma instituição.

Referências

ATKIN, D. The evolution of television series addressing single women, 1966–1990. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 35, n. 4, p. 517-523, 1991. DOI: https://doi.org/10.1080/08838159109364144.

BAEHR, H.; DYER, G. (Ed.). Boxed in: Women and television. New York; London: Pandora Press, 1987

BYRNE, R.; WHITEN, A. Machiavellian Intelligence. Oxford: Oxford University Press, 1988.

BYRNE, R.; WHITEN, A. Machiavellian intelligence. Machiavellian intelligence II: Extensions and evaluations, Cambridge University Press, UK, p. 1-23, 1997.

CASTELLANO, M; MEIMARIDIS, M. Netflix, discursos de distinção e os novos modelos de produção televisiva. Contemporanea, v. 14, n. 2, p. 193-209, 2016.

DAVIS, D. M. Portrayals of women in prime-time network television: Some demographic characteristics. Sex roles, v. 23, n. 5-6, p. 325-332, 1990. DOI: https://doi.org/10.1007/BF00290052.

DOCKTERMAN, E. UnREAL and the Arrival of the Totally Dark, Utterly Irresistible Female Anti-Hero. Disponível em: <http://migre.me/w1Ika>. Acesso em: 30 mar. 2017.

DONNELLY, A. M. The new American hero: Dexter, serial killer for the masses. The Journal of popular culture, v. 45, n. 1, p. 15-26, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1540-5931.2011.00908.x.

DOW, B. J. Hegemony, feminist criticism and the Mary Tyler Moore show. Critical Studies in Media Communication, v. 7, n. 3, p. 261-274, 1990. DOI: https://doi.org/10.1080/15295039009360178.

______, B. J. “How Will You Make it on Your Own?”: Television and Feminism Since 1970. In Wasko, J. (ed), A Companion to Television, 2005, p. 379- 394. DOI: https://doi.org/10.1111/b.9781405100946.2005.00021.x.

FEASEY, R. Masculinity and popular television. Edinburgh University Press, 2008. DOI: https://doi.org/10.3366/edinburgh/9780748627974.001.0001.

ELASMAR, M.; HASEGAWA, K.; BRAIN, M. The portrayal of women in US prime time television. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 43, n. 1, p. 20-34, 1999. DOI: https://doi.org/10.1080/08838159909364472.

FREIRE FILHO, J. Mídia, estereótipo e representação das minorias. Eco-pós, v. 7, n. 2, 2004, p. 45-71.

GARCÍA, A. N. Moral Emotions, Antiheroes and the Limits of Allegiance. In: Emotions in Contemporary TV Series, Reino Unido, Palgrave Macmillan, p. 52-70, 2016. DOI: https://doi.org/10.1007/978-1-137-56885-4_4.

LEAL, T. A mulher poderosa: construções da vida bem-sucedida feminina no jornalismo brasileiro. Dissertação (Mestrado em Comunicação e Cultura.) — Escola de Comunicação, UFRJ, 2015.

LOTZ, A. D. Postfeminist television criticism: Rehabilitating critical terms and identifying postfeminist attributes. Feminist Media Studies, v. 1, n. 1, p. 105-121, 2001. DOI: https://doi.org/10.1080/14680770120042891.

______, A. D. Redesigning women: Television after the network era. University of Illinois Press, 2006.

MARTIN, B. Difficult men: behind the scenes of a creative revolution: from The Sopranos and The Wire to Mad Men and Breaking Bad. Penguin, 2013.

MAX, D. T. CONFESSIONAL On “UnREAL,” a former producer of “The Bachelor” satirizes her experience. Disponível em: < http://migre.me/w1IkQ>. Acesso em: 30 mar. 2017.

MCNEIL, J. C. Feminism, femininity, and the television series: A content analysis. Journal of Broadcasting & Electronic Media, v. 19, n. 3, p. 259-271, 1975. DOI: https://doi.org/10.1080/08838157509363786

MCKEOWN, B. et al. Falling hard for Breaking Bad: An investigation of audience response to a popular television series. Participations: Journal of Audience and Reception Studies, v.12, n. 2. p. 147-166, 2015.

MCROBBIE, A. Pós-feminismo e cultura popular: Bridget Jones e o novo regime de gênero. Cartografias Estudos Culturais e Comunicação, Porto Alegre, 2006.

MESSA, M. R. As mulheres só querem ser salvas: produção, texto e recepçãode Sex and the city. In: ESCOSTEGUY, A. C. (org.). Comunicação e gênero: aaventura da pesquisa. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2008. p. 131-168.

MITTELL, J. Narrative complexity in contemporary American television. Velvet Light Trap, v. 58, p. 29-40, 2006.

______, J. Television and American Culture. Oxford University Press, USA, 2009.

______, J. Lengthy Interactions with Hideous Men: Walter White and the Serial Poetics of Television Anti-Heroes. In: Storytelling in the Media Convergence Age. Palgrave Macmillan UK, 2015a, p. 74-92.

______, J. AnTENNA, UnREAL: Anti-Heroes, Genre and Legitimation. Antenna. 2015b. Disponível em: < http://migre.me/w1Ilj>. Acesso em: 30 mar. 2017.

NEWMAN, M. Z. From beats to arcs: Toward a poetics of television narrative. The Velvet Light trap, v. 58, n. 1, p. 16-28, 2006. DOI: https://doi.org/10.1353/vlt.2006.0033.

NEWMAN, E. Conclusion – Lifetime at Thirty: Leading the Way for Television and Women. In NEWMAN, E; Witsell, E (Eds) The Lifetime Network: Essays on “Television for Women” in the 21st Century. McFarland, USA, 2016, p. 171-192.

NUSSBAUM, E. Doll Parts: UnREAL Deconstructs The Bachelor. The New Yorker. Disponível em: <http://migre.me/wlhNU>. Acesso em: 30 mar. 2017.

PHILIPS, D. Medicated Soap: The Woman Doctor in Television Medical Drama. In CARSON, B.; LLEWELLYN-JONES, M. (Ed.) Frames and Fictions on Television: The Politics of Identity within Drama, Intellect books, 2000, p. 50-61.

PORTER, M. J.; LARSON, D. L; HARTHCOCK, A; NELLIS, B,N. Re (de) fining Narrative Events Examining Television Narrative Structure, Journal of Popular Film and Television, v. 30, n. 1, p. 23-30, 2002. DOI: https://doi.org/10.1080/01956050209605556.

PRIBRAM, E. D. Female Spectators: Looking at Film and Television. London, New York, Verso Books, 1988.

RABINOVITZ, L. Sitcoms and single moms: Representations of feminism on American TV. Cinema Journal, v. 29, n. 1, p. 3-19, 1989. DOI: https://doi.org/10.2307/1225298.

ROBINSON, J. How a Lifetime Show Gave Us TV’s First Pure Female Antihero. Vanity Fair. Disponível em:<http://migre.me/wlhNU>. Acesso em: 30 mar. 2017.

RONSINI, V. M.; DA SILVA, R. C. Mulheres e telenovela: a recepção pela perspectiva das relações de gênero. E-Compós, v. 14, n.1, p. 1-16, 2011.

SEGGAR, J. F. Imagery of women in television drama: 1974. Journal of Broadcasting, 19(3), p. 273-282, 1975. DOI: https://doi.org/10.1080/08838157509363787.

SEPINWALL, A. The revolution was televised: The cops, crooks, slingers, and slayers who changed TV drama forever. Simon and Schuster, 2013.

______, A. Lifetime takes on ‘The Bachelor’ with strong new drama ‘UnREAL’. Hitflix. 2015. Disponível em: <http://migre.me/w1ImC>. Acesso em: 30 mar. 2017.

SMITH, M. Engaging characters: Fiction, emotion, and the cinema. Oxford: Clarendon Press, 1995.

______, M. Gangsters, cannibals, aesthetes, or apparently perverse allegiances. Passionate views: Film, cognition, and emotion, 1999, p. 217-38.

SHAFER, D. M.; RANEY, A. A. Exploring how we enjoy antihero narratives. Journal of Communication, v. 62, n. 6, p. 1028-1046, 2012. DOI: https://doi.org/10.1111/j.1460-2466.2012.01682.x.

TUROW J. Playing Doctor. New York: Oxford University Press, 2010. DOI: https://doi.org/10.3998/mpub.354930.

VAAGE, M. B. Blinded by Familiarity: Partiality, Morality and Engagement in Television Series. In NANNICELLI, T.; TABERHAM, P. (Eds.) Cognitive Media Theory, New York, Routledge, 2014, p. 268–284.

VERMEULE, B. Why do we care about literary characters? JHU Press, 2010.

WOODWARD, K. Identidade e diferença: uma introdução teórica e conceitual. In: SILVA, T. T. (org.). Identidade e diferença: a perspectiva dos Estudos Culturais, Petrópolis, RJ: Vozes, 2000, p. 7-72.

Downloads

Publicado

2018-01-02

Como Citar

Castellano, M., & Meimaridis, M. (2018). “MULHERES DIFÍCEIS”: A anti-heroína na ficção seriada televisiva americana. Revista FAMECOS, 25(1), ID27007. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.1.27007

Edição

Seção

Televisão