O arquétipo publicitário

Autores

  • Samuel Mateus Universidade Nova de Lisboa

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889

Palavras-chave:

Princípio de publicidade, esfera pública, arquétipos, sócio-antropologia da comunicação

Resumo

Procurando ampliar a ideia de um princípio de publicidade para além da sua estrita modelização crítico-política, habitualmente designada por Esfera Pública, esta reflexão considera a qualidade pública como uma constante universal da vida social em todas as culturas humanas. É precisamente pelo fato da publicidade se assumir como uma dimensão comunicacional fundamental da organização das sociedades que ela é aqui perspectivada enquanto pilar arquétipo. O arquétipo publicitário leva-nos, assim, a apreender a publicidade não apenas segundo as suas atualizações históricas (por exemplo, a Esfera Pública Burguesa), mas também de acordo com um funcionamento sócio-antropológico primordial que as diferentes sociedades, em cada época, tratam de operacionalizar.

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Como Citar

Mateus, S. (2013). O arquétipo publicitário. Revista FAMECOS, 19(3), 630–643. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2012.3.12889

Edição

Seção

Comunicação Intercultural - Parceria Revue Esprit Critique Parte I

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