Comunicação visual no ambiente digital: dispositivos e performance tipográfica nas capas da revista Elle

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31061

Palavras-chave:

Comunicação Visual. Tipografia Digital. Revista Elle Brasil.

Resumo

a variedade de dispositivos digitais fixos e móveis impacta na comunicação visual presente em veículos, como na tipografia das capas de revistas em ambiente virtual. A qualidade também está ligada à forma de apresentação dos conteúdos, cujas características essenciais são a legibilidade e a usabilidade. Este estudo engloba a interação entre comunicação, tipografia digital e revistas. O objetivo é explorar o ambiente da tipografia digital e sugerir critérios para controle de qualidade da presença tipográfica nas plataformas digitais. A pesquisa é qualitativa, de cunho descritivo, e analisa as capas de Elle Brasil em ambientes digitais, por meio de categorias de legibilidade e usabilidade. Com base nas análises, verificamos que a qualidade da presença tipográfica em ambiente digital deve abranger a identidade do veículo de comunicação e as características da plataforma, mantendo a legibilidade. A presença da usabilidade nos equipamentos corrige eventuais desconfortos e torna a leitura satisfatória.

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Biografia do Autor

Audrey Marques Duarte, Universidade Metodista de São Paulo

Doutora em Comunicação Social pela Universidade Metodista - SP com orientação da Profa. Dra. Marli dos Santos; Mestre em Gestão de Negócios pela Universidade Católica de Santos - UNISANTOS, tendo seu projeto de pesquisa fomentado pela CAPES e com a orientação do Prof. Dr. Francisco Antonio Serralvo (PUC-SP e UNISANTOS). Desenvolve pesquisas sobre a comunicação e a imagem em ambiente digital, tendo artigos e participação em eventos da área. Atua principalmente nos seguintes temas: comunicação, imagem e tecnologia digital. É consultora em comunicação, gestão e design.

Marli dos Santos, Faculdade Cásper Líbero

Doutora em Ciências da Comunicação pela Escola de Comunicações e Artes da Universidade de São Paulo (2004) e mestre em Comunicação Social pela Universidade Metodista de São Paulo (1998). Graduada em Comunicação Social, habilitação em Publicidade e Propaganda (1979) e Jornalismo (1989) pela UMESP. É docente permanente do Mestrado em Comunicação da Faculdade Cásper Líbero, linha de pesquisa Jornalismo, imagem e entretenimento. Vice-coordenadora do GT Estudios sobre periodismo da ALAIC - Associación Latinoamerica de Investigadores de Comunicación. É pesquisadora FAPESP - Fundação de Amparo à Pesquisa no Estado de São Paulo. Atuou como coordenadora e docente do Programa de Pós-Graduação em Comunicação Social da UMESP, de 2011 a 2017. Foi docente titular do curso de Jornalismo da UMESP, de 1999 a 2017, tendo orientado inúmeros projetos e trabalhos de conclusão de curso e projetos de iniciação científica. Atuou como docente no Programa de Comunicação Jornalística da PUC-SP e no Sindicato dos Jornalistas Profissionais no Estado de São Paulo. Foi repórter, editora, assessora de imprensa e gerente de comunicação em grandes empresas.

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Publicado

2019-08-05

Como Citar

Duarte, A. M., & Santos, M. dos. (2019). Comunicação visual no ambiente digital: dispositivos e performance tipográfica nas capas da revista Elle. Revista FAMECOS, 26(1), e31061. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.31061

Edição

Seção

Cibercultura