O papel dos sistemas digitais de televisão na economia do conhecimento

Maria José Baldessar, Kamil Giglio

Resumo


Este artigo busca analisar as características do conhecimento, como fator de produção econômica, relacionando-o com a cultura e a comunicação disseminados pelas tecnologias da informação e comunicação (TICs). As constantes mudanças ocorridas dentro da sociedade, do sistema e da lógica de produção capitalista, a partir do incremento tecnológico, tornaram o conhecimento uma peça chave na “nova economia”. Considerado como a principal força de produção, o conhecimento foi incorporado a esta lógica, criando-se um ciclo similar ao da produção de um bem. Partindo-se do pressuposto de que o conhecimento é uma força de produção dividida em etapas, o presente trabalho terá como foco a fase da disseminação do conhecimento, com ênfase em modelos de TV digitais.

Palavras-chave


Economia do conhecimento; TV digital; indústria cultural

Texto completo:

PDF

Referências


BAGDIKIAN, Bem H. O monopólio da mídia. São Paulo: Scritta Editorial, 1993.

CASTELLS, Manuel. A sociedade em rede. A era da informação:

economia, sociedade e cultura, v.1. São Paulo: Ed. Paz e Terra, 1999.

______. A Sociedade em Rede. v. 1, São Paulo: Ed. Paz e Terra, 2003.

COSENTINO, Laércio. Software: a essência da TV Digital. TV Digital qualidade e interatividade. Brasília: IEL/NC, 2007.

FORAY, Dominique. L’économie de la connaissance. Paris: Ed. La Decouverte, 2000.

FOUCAULT, Michel. Microfísica do poder. Rio de Janeiro: Edições Graal, 1979.

HARVEY, David. Condição Pós-Moderna. São Paulo: Edições Loyola, 1989.

MCLUHAN, Marshal & CARPENTER, Edmund. Revolução na comunicação. Rio de Janeiro: Zahar Editores, 1966.

RIFKIN, Jeremy. A era do acesso. São Paulo: Makron books, 2001.

SARDINHA, Ruy L. Informação, conhecimento e valor. Tese (Doutorado em Filosofia) - USP, São Paulo, 2006.

VIZCAÍNO, Aurora. et alli A Multi-agent Model to Develop Knowledge Management Systems. Grupo Alarcos. Universidad de Castilla-la Mancha. Ciudad Real. Espanha. 2007. HICSS 2007. Havaí, EUA, 40th Annual Hawaii International Conference on Volume, Issue, Jan. 2007.

ZUFFO, Marcelo. A Convergência da Realidade Virtual e Internet Avançada em Novos Paradigmas de TV Digital Interativa. Tese (Doutorado em Engenharia de Sistemas Eletrônicos) - USP, São Paulo, 2007.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6878

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS