Desafios de pesquisa em Jornalismo Cultural: estratégias metodológicas para compreender os processos editoriais no campo cultural

Sérgio Luiz Gadini

Resumo


Como pensar em dispositivos metodológicos para facilitar o ensino e a formação em Jornalismo Cultural, considerando as especificidades do setor, o processo de produção editorial e, pois, a compreensão e análise de ações e estratégias na área? O texto sugere perspectivas para estudos que têm como objeto produtos, serviços ou processos de produção em Jornalismo Cultural, de modo a contribuir para a busca de referenciais teóricos e para o aprimoramento da formação profissional na área.

Palavras-chave


Jornalismo cultural; métodos de pesquisa em jornalismo; produção jornalística da cultura

Texto completo:

PDF

Referências


BOURDIEU, Pierre. Coisas ditas. 2.ed. São Paulo: Brasiliense, 1990.

CANCLINI, Néstor García. Diarios locales, ¿miradas globales? ¿Cómo se ocupan los medios de la información cultural? La información cultural en periódicos mexicanos. Cidade do México, 2002. Revista Etcétera. Disponível em: http://www.etcetera.com.mx/cancli.asp.Junho/2002 Acesso em: 21 out. 2002.

COELHO, Marcelo. Jornalismo cultural. In: Um País aberto: reflexões sobre a Folha de S. Paulo e o jornalismo contemporâneo. São Paulo: Publifolha, 2003, p. 134-137.

GADINI, Sérgio Luiz. Interesses cruzados: a produção da cultura no jornalismo brasileiro. São Paulo: Editora Paulus, 2009.

GENRO FILHO, Adelmo. O segredo da pirâmide: para uma teoria marxista do jornalismo. 2. ed. Porto Alegre: Ortiz, 1988.

LOPES, Maria Immacolata V. Pesquisa em Comunicação. São Paulo: Loyola, 1996.

MOUILLAUD, Maurice e PORTO, Sérgio Dayrell (Org.). O Jornal: da forma ao sentido. Brasília: Paralelo 15, 1997.

PIZA, Daniel. Jornalismo cultural. São Paulo: Contexto, 2003.

RIVERA, Jorge B. El periodismo cultural. Buenos Aires: Paidós, 1995.

THIOLLENT, Michel. Crítica metodológica, investigação social e enquete operária. São Paulo: Polis, 1987.

TRAQUINA, Nelson. Teorias do jornalismo: porque as notícias são como são. vol 1. Florianópolis: Editora Insular/PosJor UFSC, 2004.

TUBAU, Ivan. Teoria y pratica del periodismo cultural. Barcelona: A.T.E. Fontes, 1982.

TUCHMAN, Gaye. La producción de la noticia: estudio sobre la construcción de la realidad. Barcelona: Gustavo Gilli, 1983.

VILLA, María J. Una aproximación teórica al periodismo cultural. Revista Latina de Comunicación Social. La Laguna (Tenerife), n. 35, nov./2000. Disponível em:

http://www.ull.es/publicaciones/latina/argentina2000/09villa.htm

Acesso em 21 out. 2002.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2010.1.6876

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS