A retórica visual da pós-modernidade

Flávio V. Cauduro, Pedro Perurena

Resumo


Em um trabalho anterior,(Cauduro 2005b), apresentamos uma possível classificação das imagens contemporâneas (pós-modernas) em dez categorias, buscando mostrar traços típicos que as diferenciavam daquelas consideradas modernas. Salientamos como as representações visuais ditas pós-modernas podem ampliar a liberdade de criação dos comunicadores visuais. Na análise abaixo, verificamos a presença efetiva de tais características visuais nas campanhas publicitárias mundiais contemporâneas, utilizando os exemplos selecionados pela revista bimestral Lürzer's Archive, como representativos dos anúncios mais criativos no mundo. A seleção abrangeu os exemplos publicados na revista a partir do segundo bimestre de 2005 até o final do primeiro bimestre de 2006, período que compreendeu 6 edições consecutivas dessa publicação.

Palavras-chave


Retórica visual; publicidade; pós-modernidade

Texto completo:

PDF

Referências


ARISTÓTELES. Arte Retórica e Arte Poética. São Paulo: Difel, 1959.

BARRETO, Roberto Menna. Criatividade em Propaganda. 10. ed. São Paulo: Summus Editorial, 1982.

BARTHES, Roland; O Óbvio e o Obtuso. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1990.

BARTHES, Roland; COHEN, Jean. Pesquisas de Retórica. Rio de Janeiro: Vozes, 1975.

CAUDURO, F. V. & RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Algumas características das imagens contemporâneas. Revista Fronteiras Estudos Midiáticos, v. 7, p. 195-205, 2005.

CAUDURO, Flávio Vinicius. Uma nova visualidade: as imagens da pós-modernidade. In: II CONGRESSO INTERNACIONAL DE DESIGN DA INFORMAÇÃO, Santo Amaro, São Paulo: SBDi & Universidade Federal

do Paraná, 2005.

CAUDURO, F. V. Graphic design: from monotony to entropy. In: Selected Readings of the Information Design International Conference 2003. Recife : Sociedade Brasileira de Design da Informação, p. 28-35, 2005.

CAUDURO, F. V.& RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Algumas características das imagens contemporâneas In: XIV Encontro Anual do COMPÓS, 2005, Niterói. Anais do XIV Encontro Anual COMPÓS. Niterói, Rio de Janeiro: Universidade Federal Fluminense, v. 1. p. 1-11, 2005.

COELHO Neto, José Teixeira. Moderno e Pós-moderno. Porto Alegre: L&PM, 1990.

CITELLI, Adilson. Linguagem e Persuasão. 15 ed. São Paulo: Ática, 1997.

FARIAS, Priscila. Tipografia digital: o impacto das novas tecnologias. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

GRUSZYNSKI, Ana Cláudia. Design gráfico: do invisível ao ilegível. Rio de Janeiro: 2AB, 2000.

HEIMANN, Jim. 50's All-American Ads. Köln: Taschen, 2001.

HELLER, Steven; MEGGS, Philip B.. Texts on type: critical writings on typography. Nova Iorque: Allworth Press, 2001.

LOVEJOY, Margot. Postmodern currents: art and artists in the age of electronic media. Upper Saddle River, NJ: Prentice Hall, 1997.

MEGGS, Philip B.. A history of graphic design. 3ed. Nova Iorque: John Wiley & Sons, Inc., 1998.

NIETZSCHE, Friedrich Wilheim. Da Retórica. 2 ed. Lisboa: Vega, 1999.

POYNOR, Rick. No More Rules. New Haven: Yale University Press, 2003.

RAHDE, Maria Beatriz Furtado. Imagem: estética moderna e pós-moderna. Porto Alegre: EDIPUCRS, 2000.

VESTERGAARD, Torben; SCHRODER, Kim. A Linguagem da Propaganda. 3 ed. São Paulo: Martins Fontes, 2000.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.2008.37.4807

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2017 EDIPUCRS