Cultura dos links: conjunção e conexão nas redes

Autores

  • Marta de Araújo Pinheiro Universidade Federal do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3410

Palavras-chave:

Redes, Comunicações, Blogs

Resumo

Este artigo discute a cultura dos links ativa na Internet com as práticas de trocas entre blogs, sites pessoais, listas de discussão entre outras. Uma comunicação em rede, que apesar das possibilidades que o dispositivo tecnológico proporciona, acaba se restringindo às atividades de conexão em detrimento da conjunção e do coletivo, produzindo uma cultura autocentrada, passiva e sem confrontos.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marta de Araújo Pinheiro, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Possui graduação em Comunicação Social pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (1977), mestrado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1989) e doutorado em Comunicação pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1996). Foi bolsista da Faperj (RJ), modalidade recém-doutor, junto ao Instituto de Artes e Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (1999). Realizou estágio sênior no SciencesPo/Ceri (Centre de Recherches Internationales) (2015-2016). Atualmente é professora e pesquisadora do quadro permanente no Programa de Pós-Graduação "Comunicação e Sociedade", na Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF) e professora 3º grau, dedicação exclusiva, nível associado IV, na Faculdade de Comunicação (ECO), da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ).

Referências

BARABÁSI, Albert-Lászlo. Linked. New York: Penguin, 2003.

BERARDI, Franco. Biopolitics and connective mutation. Disponível em:

http://culturemachine.tees.ac.uk/, 2005.

Downloads

Publicado

2008-04-14

Como Citar

Pinheiro, M. de A. (2008). Cultura dos links: conjunção e conexão nas redes. Revista FAMECOS, 14(32), 17–22. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2007.32.3410

Edição

Seção

Conexôes nas Redes Midiáticas