“Tão famosos que você provavelmente nunca ouviu falar”: uma reflexão sobre a “nova” categoria de sujeitos influenciadores do consumo

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33624

Palavras-chave:

Influenciadores digitais. Celebridades. Consumo.

Resumo

Apesar de ser uma categoria relativamente recente, os influenciadores digitais apresentam crescimento exponencial e significativa relevância, tanto no discurso midiático, como nas práticas do marketing, disputando estes espaços com outras figuras notórias. O objetivo deste artigo é discutir as rupturas e continuidades na concepção e na prática desse fenômeno, a partir de uma análise comparativa entre as tradicionais celebridades e essa “nova” categoria de influenciadores. Para tanto, foram utilizados como recursos metodológicos a pesquisa bibliográfica e documental, além da observação das ações de marcas − entre elas, o endosso de produtos por influenciadores digitais. Como resultado, de forma sucinta, infere-se-se que as celebridades despertam no público uma admiração de caráter aspiracional, distantes que são da sua audiência.  Já a chave para compreensão dos influenciadores digitais é sua grande proximidade com o comum e cotidiano, se posicionando muito próximos a seus seguidores.

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Biografia do Autor

Amanda Antunes, Universidade Católica de Petrópolis, Petrópolis (RJ)

Doutora e mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUCRio. Professora da Universidade Católica de Petrópolis (UCP) e da Escola de Comunicação e Design Digital (ECDD) Infnet.

Marcella Azevedo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro (RJ)

Doutoranda e Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Comunicação da PUC-Rio.

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Publicado

2019-12-27

Como Citar

Antunes, A., & Azevedo, M. (2019). “Tão famosos que você provavelmente nunca ouviu falar”: uma reflexão sobre a “nova” categoria de sujeitos influenciadores do consumo. Revista FAMECOS, 26(3), e33624. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.3.33624

Edição

Seção

Cibercultura