Cronotopologia das imagens inteligentes

Autores

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30966

Palavras-chave:

Câmera inteligente. Gilbert Simondon. Teoria da imagem.

Resumo

O presente artigo retoma algumas noções fundamentais da filosofia de Gilbert Simondon para indagar acerca dos regimes cronotopológicos agenciados pelas imagens produzidas por câmeras inteligentes. Câmeras inteligentes são sistemas de visão nos quais um algoritmo opera em paralelo à produção de imagem, analisando-a. Recentemente a ideia de “imagem embutida” vem sendo utilizada para descrever a arquitetura de tais dispositivos. Nosso objetivo é cartografar as transformações nas relações espaciais e temporais instauradas por tais imagens, assim como especular acerca de possíveis consequências políticas associadas a esta reordenação cronotopológica. A contiguidade dessas imagens ao mundo e a sua agência inscrita no tempo presente, à diferença do modelo clássico da perspectiva renascentista, permite-nos reivindicar uma inflexão performativa neste regime de visualidade.

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Biografia do Autor

Icaro Ferraz Vidal Junior, PUC de São Paulo

Graduado em Estudos de Mídia pela Universidade Federal Fluminense, mestre em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e em "Crossways in European Humanities" pelas Universidade Nova de Lisboa, Universidade de Santiago de Compostela e University of Sheffield, doutor em "Cultural Studies in Literary Interzones" pelas Université de Perpignan Via Domitia e Università degli studi di Bergamo e em Comunicação e Cultura pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Atualmente é bolsista de pós-doutorado PNPD-Capes no Programa de Pós-Graduação em Comunicação e Linguagens da Universidade Tuiuti do Paraná e pesquisador do MediaLab UFRJ.

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Publicado

2019-08-21

Como Citar

Ferraz Vidal Junior, I. (2019). Cronotopologia das imagens inteligentes. Revista FAMECOS, 26(1), e30966. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2019.1.30966

Edição

Seção

Cibercultura