O conceito marxista de ideologia nos estudos de mídia britânicos

Olga Maria Ribeiro Guedes

Resumo


O conceito de ideologia tem sido descrito na literatura como um conceito vago, escorregadio e, para alguns, ‘inútil’ (Frazer,1988). Como bem coloca McLellan ‘ideologia é o mais elusivo conceito dentro das ciências sociais... essencialmente um conceito contestado, isto é, um conceito sobre o qual existe controvérsia em  termos  de  sua  própria definição e aplicação.’ (McLellan, 1986: 1).

Palavras-chave


Comunicação; ideologia; marxismo

Texto completo:

PDF

Referências


ALTHUSSER, L. Essays on Ideology. Londres: Verso, 1984.

BENNETT,T. Theories of the media, theories of society. In: GUREVITCH, M; CURRAN, J. e WOLLACOTT, J. (eds.). Culture, Society and the Media. Londres: Methuen, 1982.

CURRAN, J. The new Revisionism in mass communications research: a re-appraisal. European Jornal of Communication, n. 5, p. 135-164, 1990.

CURRAN, J.; GUREVITCH, M. e WOOLLACOTT, J. The study of the media: theoretical approaches. In: Body-Barreto, O. and Braham, P. (eds.). Media, Knowledge and Power. Milton Keynes: Open University Press, 1987.

CURRAN, J. and SEATON, J. Power Without Responsability; the press and broadcasting in Britain. Londres: Fontana, 1994.

FORGACS, D. Gramsci and Marxism in Britain. New Left Review, v. 176, p. 70-88, 1989.

FRAZER, E. Talking about Feminity: the concept of ideology on trial. Tese de doutorado não publicada, Universidade de Oxford, 1988.

GARNHAM, N. Towards a political economy of culture. In: New Universities Quartely, v. 31, n. 3, p. 341-57, 1977.

_____. ’Contribution to a political economy of mass communication’. Media, Culture and Society, 1:123-46. 1979.

_____. Raymond Williams, 1921-1988: a Cultural analyst, a distinctive tradition. Journal of Communication, v. 38, n. 4, 1988.

GERAS, N. Post-Marxism? In: New Left Review, v. 163, May-June, p. 40-82, 1987.

GOLDING, P. and MURDOCK, G. Ideology and the mass media: the question of determination. In: BARRET, M,. et al. Ideology and Cultural Production. Londres: Croon Helm, 1979.

GRAMSCI, A. Selections from Prision Notebook. Londres: Routledge, 1971.

HALL, S. Television as a Medium and its Relations to Culture. CCCS Occasional Paper, Birmingham, 1975.

HALL, S. Encoding and decoding. In: Culture, Media and Language. Londres: Hutchinson, 1980.

HALL, S. Thatcherism amongst the theorists: toad in the garden. In: C., Nelson and GROSSBERG, L. Marxism and Interpretation of Culture. Londres: Macmillan, 1988.

HALL, S. et. al. (eds.). Policing the Crisis: Mugging, the State and the Law and Order. Londres: Macmillan, 1978.

JOHNSON, R. Histories of culture / theories of ideology: notes on an impasse. In: BARRET, M.; LACLAU, E. and MOUFFE, C. Politics and Ideology in Marxist Theory. Londres: Verso, 1976.

LARRAIN, J. The concept of Ideology. Londres: Hutchinson, 1979.

MARX, K. and ENGELS, F. The German Ideology. Londres: Lawrence & Wishart, 1970.

McLELLAN, D. Ideology. Milton Keynes: Open University, 1986.

MURDOCK, G. Redrawing the map of the communications industries: concentration and ownership in the era of privatisation. In: Ferguson, M. (ed.). Public Communications: The new imperatives. Londres: Sage, 1990.

MURDOCK, G. Across the great divide: cultural analysis and the condition of democracy. Critical Studies in Mass Communication, v. 12, p. 89-95, 1995.

MURDOCK, G. e GOLDING, P. Capitalism, communication and class relations. In: Mass Communication and Society. Milton Keynes: Open University Press, 1977.

RANSOME, P. Antonio Gramsci: a new introduction. Hemel Hempstead: Harvester Wheatsheaf, 1992.

WILLIAMS, R. Culture and Society (1780-1950). Harmondsworth, Penguin, 1961.

_____. Marxism and Literature. Oxford: Oxford University Press, 1979.

_____. Culture. Londres: Fontana, 1982.




DOI: http://dx.doi.org/10.15448/1980-3729.1996.5.2945

Métricas do Artigo

Carregando métricas...

Métricas por PLOS ALM. Dados disponíveis somente após 12/2014.



 


 This journal is a member of, and subscribes to the principles of, the Committee on Publication Ethics (COPE) http://www.publicationethics.org

 


Exceto onde especificado diferentemente, a matéria publicada neste periódico é licenciada sob forma de uma licença Creative Commons Atribuição 4.0 Internacional.

 

Políticas Editoriais das Revistas Científicas Brasileiras. Disponibilidade para depósito: Azul.


ISSN-L: 1415-0549 | e-ISSN: 1980-3729 | Copyright: © 2017 EDIPUCRS

Avaliação do Qualis CAPES | ÁREA CAPES - Comunicação e Informação | CLASSIFICAÇÃO - A2

REVISTA FAMECOS: publicação do Programa de Pós-Graduação da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PPGCOM/PUCRS
Av. Ipiranga, 6681, Prédio 7 | Bairro Partenon - CEP: 90619-900 | Porto Alegre, RS, Brasil
tel/fax: 55 51 3320.3658
e-mail: revistadafamecos@pucrs.br

Copyright: © 2006-2019 EDIPUCRS