As finalidades do jornalismo: percepções de veículos, jornalistas e leitores

Autores

  • Gisele Dotto Reginato Universidade Federal do Rio Grande do Sul

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29349

Palavras-chave:

Finalidades do Jornalismo, Discurso, Leitores.

Resumo

O objetivo do artigo é discutir as finalidades do jornalismo, a partir da percepção de veículos, jornalistas e leitores, os principais sujeitos participantes do contrato de comunicação jornalístico. A metodologia utilizada é a Análise de Discurso. Foram analisados os discursos dos veículos Folha de S.Paulo, O Globo e O Estado de S. Paulo, de 85 jornalistas brasileiros e de 250 leitores. A pesquisa trata das principais finalidades apontadas pelos sujeitos e traz a proposta de que o jornalismo tem 12 finalidades a cumprir: a) informar de modo qualificado; b) investigar; c) verificar a veracidade das informações; d) interpretar e analisar a realidade; e) fazer a mediação entre os fatos e o leitor; f) selecionar o que é relevante; g) registrar a história e construir memória; h) ajudar a entender o mundo contemporâneo; i) integrar e mobilizar as pessoas; j) defender o cidadão; k) fiscalizar o poder e fortalecer a democracia; l) esclarecer o cidadão e apresentar a pluralidade da sociedade.

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Biografia do Autor

Gisele Dotto Reginato, Universidade Federal do Rio Grande do Sul

Doutora em Comunicação e Informação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2016). Mestre em Comunicação (2011) e graduada em Jornalismo (2009) pela Universidade Federal de Santa Maria. Jornalista na Fundação de Economia e Estatística (FEE). Membro do Núcleo de Pesquisa em Jornalismo (UFRGS/CNPq) e do Grupo de Estudos de Jornalismo (UFSM/CNPq). 

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Publicado

2018-08-23

Como Citar

Reginato, G. D. (2018). As finalidades do jornalismo: percepções de veículos, jornalistas e leitores. Revista FAMECOS, 25(3), ID29349. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2018.3.29349

Edição

Seção

Jornalismo

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