A categoria Video of the Year do VMA como construtora das convenções do videoclipe

Autores

  • Ariane Diniz Holzbach Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24311

Palavras-chave:

Videoclipe, Audiovisual, Comunicação

Resumo

O artigo pretende compreender de que maneira uma categoria de premiação atua na consolidação das características estruturais do videoclipe. Para tanto, a proposta é analisar os 30 primeiros vencedores (1984-2014) da categoria Video of the Year, do Video Music Awards (VMA), a mais importante premiação do videoclipe, no intuito de perceber convenções que a premiação ajudou a consolidar. Como argumento central, considera-se que a categoria é um elemento fundamental do desenvolvimento do videoclipe especialmente em duas frentes: 1) ela potencializa que o videoclipe seja percebido como produto artístico e 2) ajuda a naturalizar características relacionadas à linguagem do gênero. Contudo, essa consolidação acontece através de variadas estratégias executadas pela MTV, criadora da premiação, visando a sua própria legitimação.

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Biografia do Autor

Ariane Diniz Holzbach, Universidade Federal Fluminense

Professora adjunta de Estudos de Mídia da Universidade Federal Fluminense. Doutora em Comunicação pela UFF com pós doutorado em História pela UERJ.

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Acesso em: 10 jun. 2016.

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Publicado

2017-01-02

Como Citar

Holzbach, A. D. (2017). A categoria Video of the Year do VMA como construtora das convenções do videoclipe. Revista FAMECOS, 24(1), ID24311. https://doi.org/10.15448/1980-3729.2017.1.24311

Edição

Seção

Televisão

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